Projeto paranaense sobre inteligência artificial e acervos museológicos é destaque em premiação nacional

Iniciativa concorre no 8º Fórum de Museus Universitários com proposta de democratização digital do patrimônio cultural

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: UEPG

Um projeto de pesquisa desenvolvido no Paraná, que alia inteligência artificial à preservação e difusão de acervos museológicos, está entre os 43 indicados à premiação do 8º Fórum Permanente de Museus Universitários (FPMU 2025), que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de agosto, em Fortaleza (CE). O trabalho é um dos 18 finalistas na categoria Pesquisa, que recebeu 168 inscrições de todas as regiões do Brasil.

A iniciativa integra o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) “Conectando Memória e Inovação”, voltado à digitalização de acervos de museus universitários e centros de documentação vinculados às instituições de ensino superior do Paraná. Com apoio da Fundação Araucária e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o projeto busca criar espaços virtuais de memória que aproximem o público da produção científica e cultural.

No Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a proposta já está em aplicação. A tecnologia de IA tem sido usada na organização de coleções, modelagem 3D de objetos e transcrição automática de manuscritos históricos, sempre com curadoria humana e foco em inclusão e ética. A ideia é transformar o acesso aos acervos e ampliar as possibilidades de uso educacional e científico.

O Napi Memória e Inovação reúne 15 ambientes museológicos de sete universidades estaduais e duas federais do Paraná. Entre eles estão os museus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Unioeste, UENP e Unespar. Ao todo, são 44 Napis em funcionamento no Estado, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9