Projeto “Trânsito em Alerta” leva videocast educativo a 14,5 mil alunos do Ensino Médio em Londrina e região

Iniciativa da CMTU, Detran e Polícia Militar busca conscientizar jovens sobre segurança no trânsito com conteúdo digital interativo

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), a 12ª Circunscrição Regional de Trânsito (Detran) e a Companhia de Trânsito da Polícia Militar do 5º BPM de Londrina lançaram o projeto “Trânsito em Alerta”, que terá como diferencial a exibição de um videocast educativo e interativo. Os dados alarmantes sobre a vulnerabilidade dos jovens no trânsito do Paraná motivou a iniciativa.

A ação será levada a 14.500 estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede estadual, abrangendo os 19 municípios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina. Após a exibição, alunos poderão participar de debates e enviar perguntas aos especialistas.

Com duração de 30 minutos, o material foi dividido em quatro blocos temáticos para tratar de forma progressiva e reflexiva temas atuais ligados ao comportamento no trânsito como consumo de álcool; primeira habilitação; exibicionismo e direção perigosa; responsabilidade individual; e direção defensiva. O conteúdo foi produzido com linguagem próxima ao público jovem, mas mantendo o rigor técnico. Casos reais de acidentes também serão apresentados para provocar reflexão.

Dados preocupantes

Entre 2022 e 2023, o Paraná registrou 21.118 internações por acidentes de trânsito, que custaram R$ 36 milhões ao SUS. Na faixa de 20 a 29 anos, foram 6.060 internações e 1.119 mortes — em sua maioria envolvendo motocicletas. Embora os dados mais recentes sobre adolescentes sejam de 2016, eles já mostravam a gravidade da situação: 2.147 feridos entre 12 e 17 anos, representando 5% das vítimas não fatais.

O que dizem os organizadores

Mara Diniz de Assis (CMTU): adolescentes são multiplicadores e em breve estarão inseridos no trânsito, por isso o engajamento precisa começar já.

Regiani Juciani Lacerda (Detran): o contato didático com o fiscalizador aumenta a confiança e respeito, além de preparar o jovem para futuras avaliações.

Jéssica Elizabeth Gonçalves Pieri (NRE Londrina): o projeto promove maturidade e responsabilidade para reduzir uma das principais causas de morte de jovens no Brasil.

Tenente Santos (PM 5º BPM): descumprir regras pode transformar o sonho de dirigir em consequências graves, físicas, psicológicas e até criminais.

Foco na prevenção

Além de reforçar a importância do cinto de segurança, capacete, respeito à sinalização e aos limites de velocidade, o projeto discute também aspectos psicológicos: por que tantos jovens se arriscam em busca de adrenalina ou aceitação social? O objetivo é formar uma consciência coletiva de que atitudes prudentes salvam vidas — inclusive a própria.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9