Proporção de pretos e pardos cresce no Paraná e chega a 34,3%

Cresce o Número de Autodeclarados Pretos e Pardos no Paraná

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
O Paraná registra aumento para 34,3% na população que se autodeclara preta ou parda - Foto: Divulgação/AEN

A população de pessoas autodeclaradas pretas e pardas cresceu no Paraná, de acordo com os dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chegando a 34,3% do total da população do Estado. Em 2010, quando foi realizado o levantamento anterior, aqueles que se declaravam pretos ou pardos, somados, eram 28,3%. No Censo, a definição de raça e cor é feita por meio de autodeclaração. Os entrevistados dizem ao entrevistador se eles se consideram brancos, pretos, pardos, amarelos ou indígenas.

Ao todo, os dados do IBGE apontam que, atualmente, de uma população total de quase 11,5 milhões de pessoas, o Paraná tem 7,3 milhões de residentes que se declaram brancos, 3,4 milhões pardos, 485 mil pessoas pretas, 100 mil amarelas e 28 mil indígenas. Na distribuição proporcional por raças e cores, isso representa que o Estado tem 64% de brancos, 30% pardos, 4,2% pretos, 0,9% de amarelos e 0,2% indígenas.

PUBLICIDADE
Simone Albieri

Jornalista | Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9