Proposta prevê consumo de peixe nas escolas do Paraná
Estado produziu 194 mil toneladas no último ano e pode incluir peixe na merenda escolar de mais de 1 milhão de alunos

Os brasileiros estão consumindo mais carne de peixe em suas refeições e para acompanhar a alta, a produção de peixes de cultivo no país também cresceu. Somente em 2022 foram cultivadas 860.355 toneladas de peixes no Brasil, conforme o levantamento do Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura. O estado campeão no ranking de produção é o Paraná, com 194 mil toneladas.
A tilápia é o peixe mais cultivado na piscicultura brasileira, segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). O Paraná é o estado que mais produz tilápias, com mais de 34% do volume total do país. No entanto, mesmo com o alto valor nutricional, o consumo ainda não faz parte da rotina da maior parte da população.
UENP disponibiliza plataforma para expandir conexões culturais no Norte do Paraná
Uma das alternativas para a mudança desta realidade está na inclusão do peixe nas refeições oferecidas pelas escolas às crianças e adolescentes, conforme prevê uma proposta do deputado Estadual Luiz Fernando Guerra, que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná.
A proposta de Luiz Fernando Guerra estipula que a carne de peixe deve ser servida ao menos uma vez por semana, respeitada a cultura alimentar, o perfil epidemiológico da população atendida e a vocação agrícola da região. A ideia é que o nutricionista responsável pelo cardápio determinará qual o melhor momento e forma para servir o alimento.
Com informações da Aerp.