Quadrilha especializada em furtos a idosos atua em ônibus e terminais de Londrina
As autoridades orientam a população, especialmente os idosos, a ficarem atentos durante os deslocamentos no transporte coletivo e a evitar aceitar ajuda de desconhecidos, especialmente em situações de embarque e desembarque

A Polícia Civil de Londrina investiga a atuação de uma quadrilha especializada em furtar idosos no transporte coletivo da cidade. Segundo as autoridades, o grupo age principalmente dentro dos ônibus e nos terminais, com ações rápidas e coordenadas. O caso mais recente ocorreu na última terça-feira (8), no Terminal Central de Londrina, quando uma idosa de 70 anos teve a carteira furtada durante o desembarque.
De acordo com a investigação, ao menos cinco pessoas fazem parte da quadrilha, entre homens e mulheres, que agem de forma discreta e educada para não levantar suspeitas. Enquanto uma mulher se oferece para ajudar a vítima a descer do ônibus, um dos comparsas aproveita o momento de distração para furtar pertences como carteiras e celulares.
As ações ocorrem geralmente quando os ônibus estão lotados, dificultando a percepção do crime por parte de outros passageiros. Contudo, no caso mais recente, que aconteceu na linha 311 – Jardim Santa Rita – testemunhas presenciaram a ação e alertaram os vigilantes do terminal e a própria vítima. A Polícia Civil informou que uma pessoa já foi presa, outras quatro foram identificadas e estão sendo procuradas. Imagens de câmeras de segurança dos ônibus e dos terminais estão sendo analisadas e reforçam a suspeita de que o grupo possa ter origem em Curitiba, mas estaria atuando especificamente em Londrina.
As autoridades orientam a população, especialmente os idosos, a ficarem atentos durante os deslocamentos no transporte coletivo e a evitar aceitar ajuda de desconhecidos, especialmente em situações de embarque e desembarque. A investigação segue em andamento e novas prisões podem ocorrer nos próximos dias.