Quase 100% dos turistas que visitam Londrina indicariam a cidade para outras pessoas, afirma levantamento do Sebrae/PR

No período de janeiro a setembro de 2023, passaram pela cidade 88 visitantes internacionais de 24 países diferentes, de acordo com registros de visitantes feito pelo Museu Histórico de Londrina

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Com taxa de ocupação acima de 70% na rede hoteleira, Londrina recebe visitantes do Brasil e do exterior durante o ano todo, não apenas para a participação em grandes eventos.

É o que mostra a Sondagem de Mercado do Turismo, levantamento sobre o setor realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Governança de Turismo, e divulgado na semana passada. Para chegar ao perfil do turista que visita Londrina, o estudo levantou informações com 309 visitantes, excluindo cidades da região metropolitana, como Cambé, Rolândia e Ibiporã. Quase 50% deles têm entre 20 e 39 anos, ou seja, a cidade recebe um público predominantemente jovem e escolarizado, sendo 36,5% com Ensino Superior e 14,8% com Pós-graduação. Do total, 49% vêm de municípios paranaenses. O estudo completo pode ser acessado no site Londrina Turismo.

No período de janeiro a setembro de 2023, passaram pela cidade 88 visitantes internacionais de 24 países diferentes, de acordo com registros de visitantes feito pelo Museu Histórico de Londrina. A pesquisa revela que a maioria dos turistas que participaram do levantamento (20,44%) esteve na cidade para visitar amigos e familiares, passar férias (18,24%), a trabalho e negócios (12,67%) e participar de eventos (11,66%).

Também se destacam a busca por cursos e qualificação profissional, tratamentos de saúde, passeios culturais e históricos, gastronomia local e passeios na natureza.Dentre as pessoas que vieram motivadas por visitar familiares e amigos, apenas 14% relataram que este foi o único motivador da visita.

As outras 86% relacionaram a viagem com o lazer e o descanso, para conhecer a gastronomia local, participação em eventos e negócios ou por motivos de saúde.

Entre os principais pontos turísticos citados na Sondagem aparecem, em primeiro lugar, o Lago Igapó, seguido do Calçadão de Londrina, Catuaí Shopping, Boulevard Shopping, Catedral, Museu Histórico, Jardim Botânico, Estádio do Café, Museu do Café, Autódromo Internacional, Rota do Café e Ambientes de Inovação. Cerca de 20% dos visitantes ouvidos informou ter gastado, em média, R$ 450,00 por dia, e 99,6% dos respondentes indicariam a cidade. Conforme o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, esse levantamento é muito importante, pois consiste em um instrumento que embasará políticas públicas voltadas a estimular a vinda de mais visitantes para Londrina. Canziani destacou que os dados também contribuirão para o desenvolvimento do Planejamento de Turismo de Londrina, que está próximo da conclusão.

“Esse planejamento é um conjunto de ações que estamos elaborando, juntamente com o ecossistema do Turismo, para fortalecer cada vez mais o turismo na nossa cidade. Temos questões como o turismo de eventos, a ampliação dos espaços para eventos, novos voos para Londrina e o fortalecimento do turismo rural. A previsão é que esse documento seja entregue em abril, e ele vai contribuir muito para que a gente possa consolidar, cada vez mais, o turismo na nossa cidade”, salientou.

De acordo com o levantamento, Londrina concentra 48.244 empresas no setor de turismo, sendo que 88% delas são formadas por microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (ME). São meios de hospedagem, serviços de alimentação, locadora de veículos, agências de viagens, organizadores de eventos, transportadoras turísticas, centros de convenções e prestadores de serviços de infraestrutura de apoio para eventos.

Com informações do N.Com.

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Redação Paiquerê FM News

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