Quase 100% dos turistas que visitam Londrina indicariam a cidade para outras pessoas, afirma levantamento do Sebrae/PR
No período de janeiro a setembro de 2023, passaram pela cidade 88 visitantes internacionais de 24 países diferentes, de acordo com registros de visitantes feito pelo Museu Histórico de Londrina
Com taxa de ocupação acima de 70% na rede hoteleira, Londrina recebe visitantes do Brasil e do exterior durante o ano todo, não apenas para a participação em grandes eventos.
É o que mostra a Sondagem de Mercado do Turismo, levantamento sobre o setor realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Governança de Turismo, e divulgado na semana passada. Para chegar ao perfil do turista que visita Londrina, o estudo levantou informações com 309 visitantes, excluindo cidades da região metropolitana, como Cambé, Rolândia e Ibiporã. Quase 50% deles têm entre 20 e 39 anos, ou seja, a cidade recebe um público predominantemente jovem e escolarizado, sendo 36,5% com Ensino Superior e 14,8% com Pós-graduação. Do total, 49% vêm de municípios paranaenses. O estudo completo pode ser acessado no site Londrina Turismo.
No período de janeiro a setembro de 2023, passaram pela cidade 88 visitantes internacionais de 24 países diferentes, de acordo com registros de visitantes feito pelo Museu Histórico de Londrina. A pesquisa revela que a maioria dos turistas que participaram do levantamento (20,44%) esteve na cidade para visitar amigos e familiares, passar férias (18,24%), a trabalho e negócios (12,67%) e participar de eventos (11,66%).
Também se destacam a busca por cursos e qualificação profissional, tratamentos de saúde, passeios culturais e históricos, gastronomia local e passeios na natureza.Dentre as pessoas que vieram motivadas por visitar familiares e amigos, apenas 14% relataram que este foi o único motivador da visita.
As outras 86% relacionaram a viagem com o lazer e o descanso, para conhecer a gastronomia local, participação em eventos e negócios ou por motivos de saúde.
Entre os principais pontos turísticos citados na Sondagem aparecem, em primeiro lugar, o Lago Igapó, seguido do Calçadão de Londrina, Catuaí Shopping, Boulevard Shopping, Catedral, Museu Histórico, Jardim Botânico, Estádio do Café, Museu do Café, Autódromo Internacional, Rota do Café e Ambientes de Inovação. Cerca de 20% dos visitantes ouvidos informou ter gastado, em média, R$ 450,00 por dia, e 99,6% dos respondentes indicariam a cidade. Conforme o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, esse levantamento é muito importante, pois consiste em um instrumento que embasará políticas públicas voltadas a estimular a vinda de mais visitantes para Londrina. Canziani destacou que os dados também contribuirão para o desenvolvimento do Planejamento de Turismo de Londrina, que está próximo da conclusão.
“Esse planejamento é um conjunto de ações que estamos elaborando, juntamente com o ecossistema do Turismo, para fortalecer cada vez mais o turismo na nossa cidade. Temos questões como o turismo de eventos, a ampliação dos espaços para eventos, novos voos para Londrina e o fortalecimento do turismo rural. A previsão é que esse documento seja entregue em abril, e ele vai contribuir muito para que a gente possa consolidar, cada vez mais, o turismo na nossa cidade”, salientou.
De acordo com o levantamento, Londrina concentra 48.244 empresas no setor de turismo, sendo que 88% delas são formadas por microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (ME). São meios de hospedagem, serviços de alimentação, locadora de veículos, agências de viagens, organizadores de eventos, transportadoras turísticas, centros de convenções e prestadores de serviços de infraestrutura de apoio para eventos.
Com informações do N.Com.