Quase 40 mil motoristas são flagrados desrespeitando o sinal vermelho em Londrina em 2025
Fiscalização da CMTU revela que maioria das infrações é captada por radares; imprudência segue entre as principais causas de acidentes graves na cidade

Um levantamento da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) apontou que 38.487 autuações foram por avanço de sinal vermelho ou desrespeito à parada obrigatória entre janeiro e setembro de 2025 em Londrina. A maior parte das infrações (37.032) foi flagrada por equipamentos eletrônicos, enquanto 1.455 foram aplicadas diretamente por agentes e pela Guarda Municipal.
Imagens de câmeras de segurança mostram flagrantes de imprudência, como um acidente registrado na Avenida Duque de Caxias, onde um veículo avançou o sinal e colidiu em outro. De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, a conduta imprudente é um dos principais fatores em acidentes graves. As infrações são classificadas como gravíssimas, com multa de R$ 293,47 e perda de pontos na CNH. A CMTU reforça que a fiscalização aliada à educação no trânsito é fundamental para reduzir ocorrências e garantir mais segurança nas vias da cidade.