R$ 2 mil o quilo: a fruta exótica produzida em Santa Catarina que se parece com caviar
Uma fruta exótica cultivada em Santa Catarina pode custar até R$ 2 mil o quilo: o limão-caviar, conhecido internacionalmente como finger lemon. Sua polpa, que se assemelha a ovas de peixe, e a baixa produção por árvore são os fatores que o tornam raro e valioso, sendo usado na alta gastronomia.

Existe uma variedade de frutas no mundo que surpreende não só pela aparência, mas também pelo preço. Um exemplo disso é uma fruta exótica produzida em Santa Catarina que pode chegar a custar dois mil reais o quilo: o limão-caviar.
Conhecida internacionalmente como finger lemon, a fruta é originária da Austrália e tem um formato alongado que se assemelha a um dedo. O que a torna tão especial e cara é sua parte interna: as vesículas do limão, que são de uma cor alaranjada e se parecem com as ovas de peixe, o caviar.
Segundo um agricultor de Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, que cultiva a fruta, o preço é alto porque a árvore dá poucos frutos, ao contrário das outras variedades de limão.
“Esse ano, colhemos em torno de 50 frutas em 10 pés. A média não é de dividir por 10, pois poucas árvores produziram. Ainda é um aprendizado aqui no sítio. E também podemos considerar pela dificuldade de manejo, pois é uma árvore muito espinhenta e que machuca mesmo”
Além da baixa produtividade, a fruta não é usada para fazer suco devido ao seu sabor ácido e marcante. Ela é mais apreciada na finalização de pratos de alta gastronomia por causa da sua textura diferenciada na polpa, que explode na boca. A casca do limão-caviar pode ter cores diferentes, podendo ser verde, amarela ou até preta.