Ratinho Jr. é alvo de pedido de impeachment após indicar condenado à direção de estatal

De acordo com a denúncia, as nomeações de Bekin "infringiram dispositivos legais", por ter desconsiderado princípios básicos da moralidade e da ética pública

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O deputado estadual Requião Filho (PT) denunciou o governador Ratinho Junior (PSD) e o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, por crime de responsabilidade, em requerimento de número 202, protocolado nesta segunda-feira (19). Requião pede o impeachment de Ratinho Jr. O deputado acusa os gestores públicos de responsabilidade por indicar o empresário José Eduardo Bekin para o comando da Paraná Invest em 2019 e reconduzi-lo ao cargo em janeiro deste ano. Cabe ao presidente da Alep, Ademar Traiano (PSD), dar seguimento ou não ao pedido.

De acordo com a denúncia, as nomeações de Bekin “infringiram dispositivos legais”, por ter desconsiderado princípios básicos da moralidade e da ética pública, segundo o parlamentar, uma vez que Bekin foi condenado pela Justiça por crimes como formação de quadrilha, falsidade ideológica e sonegação fiscal. Por isso, Requião argumenta no pedido que o governador e o secretário infringiram decretos estaduais que estabelecem a análise da certidão de débitos tributários e dívida ativa como requisito para a indicação a cargos comissionados.

A Paraná Invest é uma agência governamental de captação e promoção de investimentos, responsável pela isenção fiscal a determinados setores. O órgão funciona “como ponte entre governo e iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas”. Com informações do Carta Capital.

PUBLICIDADE
Simone Albieri

Jornalista | Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9