Ratinho Junior destaca avanços econômicos do Paraná em evento com empresários
Governador apresentou crescimento do PIB, recorde de investimentos privados e avanços sociais durante o Varejo Experience Brasil

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou nesta quinta-feira (21) os principais avanços da economia paranaense durante o Varejo Experience Brasil, em Foz do Iguaçu. Em palestra para empresários, executivos e empreendedores, ele destacou que o PIB do Paraná praticamente dobrou em sete anos, consolidando o Estado como o quarto maior do Brasil, além de registrar o menor índice de desemprego da série histórica. “O Paraná vem liderando o crescimento econômico nacional, com os melhores índices medidos pelo Banco Central. Isso gera mais empregos, mais desenvolvimento regional e mais renda”, afirmou.
Desde 2019, o Paraná atraiu cerca de R$ 330 bilhões em investimentos privados, incluindo novas indústrias e ampliações de plantas já instaladas. O governador atribuiu o resultado às condições estruturais do Estado, como matriz energética renovável; logística moderna e posição estratégica no centro da América do Sul; mão de obra qualificada; e ambiente simplificado para investidores. “Transformamos nossa posição logística em uma vantagem competitiva, somada à paz institucional que o Paraná vive, o que tem atraído novos negócios”, destacou.
Cadeia agroindustrial
Ratinho Junior ressaltou que a política de planejamento de médio e longo prazo foi baseada na agregação de valor ao agronegócio. “Não exportamos apenas a soja ou o milho, mas transformamos em ração, proteína animal e cortes valorizados pelo mercado internacional. Isso emprega mais gente e gera mais renda”, explicou.
Investimentos públicos e impacto social
No primeiro semestre de 2025, o Estado registrou recorde de investimentos públicos, com R$ 1,56 bilhão aplicados em projetos estruturantes, como a ponte de Guaratuba, no Litoral; a pavimentação em concreto de rodovias; as obras de infraestrutura urbana; e aconstrução de escolas e hospitais. Segundo o governador, esses investimentos refletem diretamente em indicadores sociais. “Saltamos da sétima para a primeira posição no Ideb e reduzimos a criminalidade aos menores índices das últimas décadas”, afirmou.