Ratinho Junior recebe presidente do Paraguai e reforça integração econômica entre Paraná e país vizinho
Encontro no Palácio Iguaçu encerrou agenda bilateral de dois dias com foco em comércio, investimentos e infraestrutura

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (9), no Palácio Iguaçu, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em um encontro voltado a ampliar parcerias, atrair investimentos e aprofundar a relação comercial entre o Paraná e o país vizinho. Empresários e representantes de diversos setores participaram da reunião, que encerrou uma agenda bilateral de dois dias.
Ratinho Junior ressaltou a proximidade histórica e econômica entre os dois territórios. “O Paraguai é o país que mais cresce na América do Sul há bastante tempo, e isso tem feito com que muitos negócios entre paranaenses e paraguaios aconteçam, gerando emprego para ambos os lados. No ano passado, foram mais de US$ 1,4 bilhão em comércio bilateral e, só no primeiro semestre deste ano, quase US$ 1 bilhão em negociações”, afirmou.
O governador também participou da Expo Paraguai Brasil, em Ciudad del Este, na segunda-feira (8), feira multissetorial que aproxima empresários e fomenta negócios. “Durante a feira, uma empresa instalada no Paraguai anunciou que também fará investimentos no Paraná, o que demonstra a força dessa relação comercial”, destacou.
Integração além da economia
Santiago Peña lembrou que o Brasil é o maior parceiro comercial do Paraguai e que a integração ultrapassa a economia. “Temos o maior empreendimento binacional, que é Itaipu, e quase meio milhão de brasileiros vivem no Paraguai, muitos vindos do Paraná. Essa integração cultural reforça ainda mais a parceria entre nossos povos”, afirmou.
O presidente apontou setores estratégicos para cooperação: agricultura, agroindústria, energia, inovação, educação pública e logística. Segundo ele, o excedente de energia elétrica paraguaia, com menor custo, pode atrair empresas paranaenses. Além disso, a utilização do Porto de Paranaguá e a nova Ponte da Integração, entre Presidente Franco e Foz do Iguaçu, devem abrir novas frentes comerciais.
Infraestrutura estratégica
Na segunda-feira, Ratinho Junior e Peña visitaram o lado paraguaio das obras da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, a segunda ligação entre os países em Foz do Iguaçu. “Nossa intenção é entregar em dezembro a chave da obra ao governo federal, responsável pela gestão alfandegária e de segurança. A ponte vai melhorar o fluxo de turistas, dar mais conforto e segurança e criar um novo corredor logístico para caminhões, desafogando a Ponte da Amizade”, explicou o governador.