Receita apreende 4,5 toneladas de agrotóxicos contrabandeados em Londrina
Carga foi apreendida em operação realizada em fevereiro, mas divulgada apenas agora após perícia. Produtos são proibidos no Brasil e estavam fraudulentamente embalados

A Receita Federal de Londrina apreendeu uma carga de mais de 4,5 toneladas de agrotóxicos contrabandeados em uma operação realizada no dia 27 de fevereiro, mas divulgada apenas nesta segunda-feira (17), após a conclusão da perícia nos produtos. A carga estava embalada de maneira fraudulenta, com o intuito de enganar a fiscalização. A maior parte dos agrotóxicos apreendidos tem o uso proibido no Brasil por seus danos à saúde humana e ao meio ambiente, como paraquate, tiametoxan e benzoato de emamectina.
Após a apreensão, a mercadoria foi encaminhada ao Ministério da Agricultura e Pecuária para análise e confirmação da restrição no país. A carga, que saiu de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, tinha como destino a cidade de Londrina. Ela estava em um caminhão de transportadora e foi identificada por notas fiscais e embalagens fraudulentas, que a descreviam como adjuvante agrícola, fertilizante ou nitrato de cálcio.
A Receita Federal destacou que a operação faz parte do combate ao contrabando de substâncias que representam sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública. As investigações continuam para identificar os responsáveis pela ação criminosa. Com informações do Portal Bonde.

