Receita Federal apreende mais de 3 mil encomendas com produtos contrabandeados em Londrina
Foto: Divulgação / Receita Federal

Entre os dias 2 e 5 de dezembro, a Receita Federal realizou a Operação Black Friday no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios em Londrina (PR). A iniciativa teve como objetivo fiscalizar remessas de mercadorias irregulares comercializadas em plataformas digitais durante a Black Friday, ocorrida na última sexta-feira de novembro.

Como resultado, foram retidos 3.503 volumes contendo produtos estrangeiros sem comprovação de importação regular, caracterizando o crime de contrabando. Entre os itens apreendidos destacam-se smartphones, tablets, impressoras, robôs-aspiradores de origem chinesa, vinhos argentinos, cartuchos de impressão, vestuário falsificado, cigarros eletrônicos e perfumes árabes.

A Operação Black Friday é uma ação conjunta da Receita Federal com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que visa verificar a legalidade dos produtos vendidos em marketplaces. Nas operações recentes, foram apreendidos cerca de 22 mil produtos de telecomunicações, avaliados em mais de R$ 3 milhões, em centros de distribuição de grandes plataformas de vendas online. A Receita Federal reforça a importância de os consumidores adquirirem produtos de fontes confiáveis ​​e devidamente regularizadas.