Rede 5G completa um ano com apenas cinco cidades do Paraná recebendo a tecnologia
No Paraná, por enquanto, usuários com aparelhos compatíveis só podem contar com o sinal ativo comercialmente em cinco cidades do Estado

Em rápida expansão, a rede 5G completa um ano de operação no Brasil nesta quinta-feira (06) com disponibilidade superior às metas fixadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia supera os 10 milhões de usuários e atende a mais de 150 cidades. No Paraná, por enquanto, usuários com aparelhos compatíveis só podem contar com o sinal ativo comercialmente em cinco cidades do Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.
Segundo levantamento da Conexis Brasil Digital, no Paraná, outras 119 cidades estão aptas a receberem a tecnologia; 115 cidades têm planejamento aprovado para receber o 5G e 160 cidades ainda precisam começar do zero.
Governo do Paraná investe R$ 14 milhões na infraestrutura urbana de Jacarezinho
A tecnologia 5G tem uma vantagem em relação às redes anteriores, ao exigir a utilização de antenas pequenas, que dispensam torres e podem ser instaladas na fachada de prédios e até em postes e semáforos, sem interferir na paisagem urbana. No entanto, por ter frequência mais alta e comprimento de onda menor, a rede exige a instalação de mais antenas que os outros tipos de sinais.
De acordo com o projeto Conecte 5G, o avanço do 5G que vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G. As operadoras pedem regras mais claras e licenciamentos mais ágeis para manter a velocidade de expansão da tecnologia.
Com informações da Agência Brasil e G1 Paraná.