Relíquia de Carlo Acutis é guardada em santuário de Curitiba
Fios de cabelo do primeiro santo millennial podem ser venerados pelos fiéis no Santuário Santa Rita de Cássia

O Santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba, guarda uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis, jovem canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão XIV, no Vaticano. Reconhecido como o primeiro santo da geração millennial, Acutis ganhou notoriedade por usar seu talento em computação para evangelizar na internet. A relíquia, composta por fios de cabelo enviados em julho deste ano pela Associação Carlo Acutis, de Assis (Itália), já está disponível para veneração dos fiéis toda segunda sexta-feira do mês, durante e após a missa das 19h. A paróquia, no entanto, prepara um espaço fixo e seguro para que os devotos possam visitá-la diariamente.
“Ter a relíquia, para nós católicos, é ter o santo conosco. Vejo isso nos jovens, principalmente, que por vezes vêm de longe para fazer sua devoção ao Carlo. É uma grande graça termos no Santuário, e em Curitiba, a relíquia de um santo da nossa era, que nos ensina que a santidade é possível a todos”, afirmou Rodrigo dos Santos Ricardo, da Pastoral da Comunicação.
Chamado de “padroeiro da internet”, Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, em decorrência de uma leucemia fulminante. Sua história passou a inspirar jovens em todo o mundo, especialmente pelo uso da tecnologia para divulgar a fé católica. Para marcar a canonização, o Santuário Santa Rita de Cássia promoveu uma vigília que reuniu mais de 200 jovens, entre a noite de sábado (6) e a manhã deste domingo (7), com momentos de oração, louvor e adoração.