Reunião define medidas alternativas para evitar fechamento de acesso entre BR-369 e Rua Serra dos Pirineus em Londrina
Órgãos técnicos, Prefeitura e vereadores articulam soluções para reduzir acidentes e preservar acesso ao Jardim Bandeirantes

Uma reunião realizada na sede da Prefeitura de Londrina, nesta quinta-feira (17), buscou soluções para melhorar o acesso da BR-369 (Avenida Tiradentes) à Rua Serra dos Pirineus, na zona oeste da cidade, e evitar seu possível fechamento. O encontro foi liderado pelo prefeito Tiago Amaral e contou com representantes da CMTU, Ippul, Polícia Rodoviária Federal (PRF), DNIT e os vereadores Matheus Thum e Marinho, que levaram a demanda ao Executivo.
O trecho, que sofre com colisões frequentes, desrespeito à sinalização, trânsito intenso e risco para pedestres, foi alvo de testes recentes da PRF e CMTU, que simularam o fechamento por 40 minutos. A medida gerou preocupação entre moradores e comerciantes, especialmente do Jardim Bandeirantes, bairro que possui apenas dois acessos principais.
Durante a reunião, foi definido que não haverá fechamento do acesso neste momento, mas sim a adoção de medidas imediatas e de curto prazo, como:
Transformação da Rua Ruy Virmond Carnascialli em mão única;
Instalação de botão de travessia para pedestres na Serra dos Pirineus com a BR-369;
Abertura de conversão entre a Avenida Agulhas Negras e a Avenida Serra da Esperança;
Instalação de balizadores para ordenar o trânsito;
Ampliação da baia de conversão na Avenida Tiradentes para melhorar a acomodação de veículos.
O diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, explicou que essas ações visam dividir o fluxo de veículos e reduzir o número de acidentes. Um estudo mais amplo será feito em parceria com o Ippul, PRF e DNIT para avaliar medidas definitivas. O DNIT, responsável pela BR-369, irá protocolar as propostas localmente e encaminhá-las à unidade estadual em Curitiba para análise técnica. A expectativa é que as medidas contribuam para melhorar a fluidez, segurança viária e a travessia de pedestres sem a necessidade de fechar o acesso.