O Núcleo da Rua Sergipe da ACIL está organizando uma reunião nesta quarta-feira (06), às 19h, na sede para apresentar aos empresários uma iniciativa de integração da segurança privada com o sistema de monitoramento da cidade. A ideia, conforme destacada pelo coronel Pedro Ramos, secretário de Defesa Social de Londrina, visa fortalecer a parceria entre o setor público e os comerciantes, utilizando tecnologias avançadas para melhorar a segurança nas áreas comerciais.
A moderação da reunião será liderada por Silvana Oliveira, que explicou a importância da iniciativa para os empresários locais, afirmando que o projeto pode trazer benefícios para o comércio ao estimular a segurança de áreas públicas. Segundo o decreto municipal nº 959, sancionado em 26 de julho de 2024, Londrina já permite o compartilhamento de imagens de câmeras externas para vias públicas para auxiliar no combate ao crime e na resposta a emergências. Durante o encontro, a Guarda Municipal vai detalhar a possibilidade de adesão gratuita ao programa, que permite o registro de câmeras externas de residências e estabelecimentos comerciais em um formulário online.
A proposta também envolve o uso de inteligência artificial para identificar pessoas e veículos suspeitos, aumentando a eficácia do sistema de monitoramento da cidade. Para os empresários que desejarem participar, a inscrição é gratuita e pode ser realizada por este link.