A Comissão de Revitalização do Centro, coordenada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), vai realizar uma reunião aberta ao público e nesta quarta-feira (31), às 16 horas, no Auditório David Dequêch, na sede da ACIL (R. Minas Gerais, 297 – 1º andar).
Na pauta, a professora e pesquisadora Dra. Eloísa Ramos Ribeiro Rodrigues, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), fará uma apresentação sobre Experiências urbanas de recuperação de áreas centrais – o que nos ensinam experiências nacionais e internacionais. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente por intermédio do link. Eloísa Rodrigues é diretora do CTU e defendeu a tese Transformações, estratégias e perspectivas da rua comercial na sociedade de consumo contemporânea em 2012.
“Recuperar o protagonismo do centro histórico e destacá-lo como testemunho do nascimento da nossa cidade é uma missão urgente para todo e qualquer cidadão londrinense”, destaca a pesquisadora. “Nós esperamos que o movimento de revitalização do centro de Londrina consiga interpretar as demandas atuais e colocar novamente nosso centro histórico como palco das práticas culturais e de consumo, fazendo com que seja um lugar seguro e acolhedor, para todo e qualquer cidadão conhecer a nossa história e desfrutar de bons momentos. É assim que eu gostaria de ver Londrina quando ela estiver com quase 100 anos”, complementa a pesquisadora.
IBGE: taxa de desemprego fica em 8,5% no trimestre encerrado em abril
Presidente da ACIL, Angelo Pamplona enxerga, na participação do público, um exercício de cidadania: “A reunião será aberta para contarmos com a população londrinense, queremos ouvir ideias e sugestões para termos uma cidade cada vez melhor, capaz de despertar a autoestima e o prazer de ocupar o espaço público de forma sadia e fraterna, incentivando o convívio em comunidade”, destaca.
Para Gerson Guariente, diretor Institucional da ACIL, é uma chance para analisar o que funcionou e o que deu errado em projetos similares realizados em outras regiões e países: “A professora vai apresentar algumas experiências de cidades de fora e de dentro do Brasil, para trazer soluções para Londrina e para que a gente erre o mínimo possível neste projeto”.
Criada pela ACIL para trabalhar com diferentes esferas da sociedade civil organizada e do poder público, a Comissão de Revitalização do Centro promove reuniões quinzenais e conta com a participação de instituições como CEAL, Estação 43, Casa Civil do Paraná, IPPUL, Convention Bureau, Sescap-LDR, ICON, Sincoval, UEL, Secovi, Unifil, Fórum Desenvolve Londrina, CTD, Lavi, Codel, Câmara Municipal, Procuradoria Geral de Londrina, Sema, Sinduscon, Secretaria Municipal de Cultura, Sebrae, Grupo Folha, Núcleo da R. Sergipe, CMTU e APL de TIC, entre outras, além de empresários da região.
Com informações da Acil.