Rolândia instala radares de velocidade em 13 pontos para reduzir acidentes
Os equipamentos já estão implantados e alguns deles contam com painéis que mostram, em tempo real, a velocidade dos veículos, funcionando também como instrumento educativo para os condutores.

A prefeitura de Rolândia iniciou a instalação de radares de velocidade em 13 pontos da cidade como parte das ações para enfrentar o aumento expressivo dos sinistros de trânsito e, principalmente, do número de mortes registradas em 2025. A medida é adotada pela Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana (SESTRAN) com foco na preservação de vidas.
Os equipamentos já estão implantados e alguns deles contam com painéis que mostram, em tempo real, a velocidade dos veículos, funcionando também como instrumento educativo para os condutores. Neste primeiro momento, os radares estão em fase de testes e ainda não estão aplicando multas. O prefeito Ailton Maistro e o secretário da Sestran, Isaac Altino, acompanharam de perto a instalação dos aparelhos na Avenida Presidente Getúlio Vargas, trecho que foi recentemente municipalizado e concentra parte significativa do fluxo de veículos.
Ao todo, nove radares foram instalados ao longo da Avenida Presidente Getúlio Vargas, em uma extensão de aproximadamente 11 quilômetros, entre a saída para Cambé e a saída para Arapongas. Nesse trecho, a velocidade máxima permitida será de 60 km/h.
Outros dois equipamentos foram implantados na Avenida Ayrton Rodrigues Alves, nas proximidades dos números 450 e 1.059. Já os dois últimos pontos ficam na Avenida Contorno Sul, no início da bifurcação de acesso à PR-986 e nas proximidades da empresa Alumav Alumínios.
Segundo a Sestran, a instalação dos radares faz parte de um conjunto de medidas voltadas à redução de acidentes, à organização do tráfego e ao aumento da segurança viária. A data para o início da fiscalização eletrônica será divulgada após o período de testes e ajustes técnicos dos equipamentos. Com informações: Prefeitura de Rolândia

