Rolé Encontro de Palhaçarias leva arte circense gratuita a Londrina de 17 a 25 de maio
Festival reúne espetáculos, oficinas e ações em escolas dos distritos rurais; todas as atividades são gratuitas e abertas ao público

Entre os dias 17 e 25 de maio, Londrina será palco da 5ª edição do Rolé Encontro de Palhaçarias, um dos principais festivais dedicados à arte circense e à cultura popular na região. Com mais de 20 atividades gratuitas, a programação inclui espetáculos ao ar livre, oficinas formativas e ações em escolas da zona rural, promovendo o acesso à cultura de forma inclusiva e descentralizada.
A abertura será no sábado (17), às 17h, com o espetáculo “La Trattoria”, da Cia Los Círculos, na Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155). Em seguida, às 19h, o Parabólica Show, do Circo Travessia, também agita o público no mesmo local. Durante o festival, a rua em frente à Vila estará fechada para o trânsito, com barracas de alimentação e estrutura acessível, com intérprete de LIBRAS e audiodescrição em várias apresentações.
Segundo o organizador do evento, Alexandre Simioni, o Rolé é um espaço de troca entre artistas locais e convidados nacionais e internacionais. “É um encontro com o público e entre artistas que compartilham experiências e culturas distintas”, afirmou.
Além dos espetáculos, serão oferecidas três oficinas formativas, sempre das 19h às 22h na Vila Triolé:
Mímica Moderna, com Elisa Carneiro (19/05)
Criação de Portfólio para Artistas, com Lelê Marins (20/05)
Risco Cômico, com Cami Basterra (23/05)
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário online, com 15 vagas por oficina, sendo 50% destinadas a pessoas negras, indígenas e PCDs.
O festival também levará a palhaçaria a escolas dos distritos rurais de Londrina, como Warta, São Luiz, Guaravera e Maravilha. Espetáculos como Cabarézin da Nega, Yo Soy Américo (Argentina), Jerônimo Show e o Parabólica Show serão apresentados nas unidades escolares no período da manhã.
“Queremos garantir que a arte chegue também a esses territórios mais distantes, especialmente nas escolas, onde ela pode formar e inspirar novas gerações”, destacou Simioni. O evento é realizado pela Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (ASPA) com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Promic, além do apoio de parceiros como Itaipu Binacional, Vila Triolé e Unimed Londrina. A programação completa está disponível no site oficial da ASPA.