Rota das Catedrais 2024: superação, fé e protagonismo no maior desafio de mountain bike do Paraná
O percurso, que tem 90 km de estradas rurais, liga as catedrais das duas cidades e passa por sete igrejinhas históricas da época da colonização do norte do estado

A 7ª edição da Rota das Catedrais, uma das maiores provas de mountain bike do Paraná, deve reunir ciclistas de diversas regiões do Brasil, no próximo 24 de maio. Com trajeto de 120 km entre Londrina e Maringá, sendo 90 km em estradas rurais, o percurso liga as catedrais das duas cidades e passa por sete igrejinhas históricas da época da colonização do norte do estado. A edição deste ano já reúne mais de 1.000 inscritos de oito estados: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. A expectativa é alcançar o limite de 1.500 participantes.
Muito além do esporte, o evento se destaca por revelar histórias de vida, superação e fé. O empresário Vander Galvanini, de Jaraguá do Sul/SC, por exemplo, enfrentou um diagnóstico de leucemia no ano passado e agora retorna com a missão de concluir o percurso como forma de inspirar outras pessoas. “Participar desse desafio significa motivar e transformar vidas através do esporte”, disse.
O advogado Jean Pablo Cruz, também de Santa Catarina, encara a Rota como um exemplo para seus filhos. Já o engenheiro cearense Henri Pedrosa, que vai pedalar com colegas de trabalho, vê a prova como uma peregrinação espiritual e momento de reflexão interior. “Superar limites físicos e emocionais é uma forma de reencontro com Deus”, relatou.
De Estância Velha/RS, o mecânico Pedro Luis Blume destaca o desejo antigo de participar e o prazer de viver uma nova experiência. “Cada pedal transforma nossa vida”, disse. O comerciante goiano Vilson Oliveira completa: “Só quem pedala entende o prazer de estar entre pessoas movidas pela gratidão pela vida”. As inscrições pode ser feitas através deste site.