Rota das Catedrais, entre Londrina a Maringá, tem 7ª edição neste sábado
Com o tema “Seja um protagonista da sua história”, a 7ª Rota das Catedrais, que é organizada pela P14 Sport e tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), é considerada o maior evento de mountain bike do Paraná

Neste sábado (24), às 6h30 (de Brasília), 1.350 ciclistas largam da Catedral de Londrina rumo à Catedral de Maringá, em um percurso de 120 km, sendo 90 km de estradas rurais em que os participantes se deparam com algumas construções do período da colonização do norte paranaense, entre elas sete igrejinhas dessa época. Com o tema “Seja um protagonista da sua história”, a 7ª Rota das Catedrais, que é organizada pela P14 Sport e tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), é considerada o maior evento de mountain bike do Paraná e um dos mais representativos no Brasil. Nesta edição, os participantes vêm de 132 cidades, de 10 estados.
“Pessoas de outros estados vêm ao Paraná para participar e também conhecer as belezas do Estado, assim como a nossa gastronomia. Esses são pontos fortes do Paraná, que está atraindo milhares de turistas a cada ano. Eventos como a Rota das Catedrais são, também, oportunidades para mostrarmos o que temos aqui e instigar visitantes a voltarem com seus familiares”, destaca Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, também apoiadora do evento.
Infraestrutura e benção ao ciclista – Todo o trajeto da Rota das Catedrais, que está identificado com placas de sinalização, tem sete pontos de hidratação. No percurso, considerado de nível médio a alto, a altimetria acumulada chega a 2,2 mil metros, o que exige grande preparação física. Carros e equipes de apoio estarão em todo o trajeto, além de ambulâncias para atendimento médico, em caso de necessidade.
Quando os ciclistas passarem pela capela Sagrada Família, no Patrimônio Belém, em Mandaguari, receberão a ‘benção ao ciclista’ entre 10 horas e meio-dia, uma novidade desta edição em um local que já se tornou ponto obrigatório para a contemplação da paisagem e para a hidratação dos atletas.
A estrutura do evento conta também com a presença da Shimano, uma das maiores fabricantes e distribuidoras de peças para bicicletas do mundo. Pelo terceiro ano consecutivo, os ciclistas também poderão acionar o Suporte Neutro, direcionado ao atendimento técnico das bicicletas no ponto de apoio 3, na estrada São Sebastião, em Mandaguari, e na Arena de chegada, em Maringá. Outro suporte aos ciclistas será dado pela Vzan, maior fábrica de aros e rodas das Américas, que estará com o Ponto Neutro Mecânico no ponto de apoio 2, na Vila Vitória, em Sabáudia.
Largada e chegada – A edição deste ano terá a largada mais cedo, às 6h30, com o objetivo de facilitar a saída de Londrina. O café da manhã inicia às 5h, na Catedral de Londrina. Na chegada em Maringá, uma grande Arena instalada nas proximidades da Catedral Metropolitana da cidade, receberá os ciclistas e a comunidade, oferecendo espaço atleta recovery e de bem-estar com fisioterapeutas, praça de alimentação com opções gastronômicas, espaço chopp, espaço kids criativo com atividades gratuitas para crianças, apresentações musicais e estrutura física com banheiros químicos e ambulatório.
Os cinco primeiros colocados do percurso, no masculino e no feminino, os cinco primeiros na modalidade e-bike masculino e feminino, as três maiores equipes e os três atletas revelação receberão troféus entregues no palco do evento. Todos os ciclistas ganharão medalhas pela participação na prova. Com informações do N.Com.