Samu registra mais de 1,2 milhão de ligações e reforça atendimento de urgência no Paraná em 2025

Serviço ampliou cobertura para 100% do estado e atua 24 horas por dia em situações críticas de saúde

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: SESA

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contabilizou, em 2025, mais de 1,24 milhão de ligações recebidas em todo o Paraná, com o envio de equipes para mais de 1 milhão de ocorrências, além de cerca de 77 mil orientações médicas prestadas por telefone. Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), evidenciam a alta demanda pelo atendimento pré-hospitalar e a importância do serviço na resposta rápida a situações de urgência e emergência.

As ocorrências clínicas lideraram os atendimentos no último ano, seguidas por casos traumáticos, como acidentes de trânsito e quedas, além de atendimentos obstétricos e episódios psiquiátricos, o que reforça o papel do Samu também em crises de saúde mental. Apenas no primeiro mês deste ano, o serviço já recebeu mais de 100 mil chamadas, mantendo uma média superior a três mil ligações diárias em todo o estado.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, os investimentos contínuos do Governo do Paraná permitiram ampliar a cobertura do Samu de 68% para 100% do território estadual. Atualmente, o serviço atende os 399 municípios paranaenses com centrais de regulação, ambulâncias, aeronaves e equipes multiprofissionais, funcionando 24 horas por dia pelo número 192, garantindo agilidade e integração com hospitais, UPAs e demais serviços da rede pública de saúde.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9