Sanepar intensifica vistorias e aponta avanço na ligação correta de esgoto
Em Cascavel, mais de 2,2 mil residências foram visitadas; 68% estão regulares, mas 22% ainda não possuem caixa de gordura

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tem realizado vistorias periódicas em todo o Estado para orientar a população sobre como evitar entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto. Em Cascavel, a ação já chegou a mais de 2,2 mil residências. De acordo com o levantamento parcial, 68% dos imóveis vistoriados estão com as conexões e tubulações internas em conformidade. Por outro lado, cerca de 22% ainda não possuem caixa de gordura, equipamento essencial para o bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto.
Segundo a Sanepar, quando a instalação hidráulica é feita de forma adequada, facilita tanto a manutenção das residências quanto a da rede pública, garantindo o bom funcionamento das estações de tratamento de esgoto. No Paraná e no Brasil, o sistema adotado é o separador universal: a água usada em casas, comércios e indústrias segue para a rede de esgoto, enquanto as águas das chuvas devem ir para galerias pluviais, retornando ao solo ou aos rios. Nesse processo, a caixa de gordura é essencial para reter resíduos que poderiam causar entupimentos.