A Sanepar acaba de lançar um canal no WhatsApp para que moradores possam colaborar com a empresa no combate a vazamentos de água e esgoto. O contato é feito através do número (41) 99544-0115, onde o usuário interage com a atendente virtual “Sane”. Para reportar o problema, basta enviar uma imagem ou vídeo de até 30 segundos e fornecer a localização exata.
Com a opção de manter o anonimato, o cidadão escolhe a função “Informar vazamento por foto ou vídeo” e registra um possível vazamento sem necessidade de cadastro ou matrícula. A medida visa encurtar o tempo de resposta da equipe da Sanepar, proporcionando mais agilidade e precisão nos reparos. “O cidadão estará prestando um grande serviço para a sociedade, pois nos ajudará a realizar o conserto na rede de forma mais rápida, evitando retrabalhos”, explica o diretor comercial Bihl Elerian Zanetti.
O diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel, reforça que a tecnologia facilita o trabalho da equipe, permitindo, por exemplo, que o time de geofone — responsável pela escuta subterrânea dos vazamentos — cruze dados para identificar com exatidão o ponto do rompimento. “A possibilidade de mandar imagens pelo WhatsApp ajuda a equipe a encontrar o ponto exato do vazamento, agilizando os serviços e diminuindo o impacto ambiental”, comenta.
O que não é vazamento
A Sanepar alerta para situações que podem ser confundidas com vazamentos. Um hidrante jorrando água, por exemplo, pode ser uma manobra operacional para limpar a rede de distribuição. Caso o cidadão tenha dúvidas, é recomendado informar o caso à Sanepar para verificação.
Como identificar vazamentos de esgoto
Vazamentos de esgoto geralmente são identificados pela coloração acinzentada e odor característico. A Sanepar também destaca que a colaboração dos moradores é essencial nesses casos, já que o entupimento do sistema, embora não cause desabastecimento imediato, pode ser um incômodo para a vizinhança.
Com informações da Assessoria de Imprensa.