Sanepar promoverá mais de 30 ações socioambientais em Londrina em 2024
Diversas entidades firmaram parceria e formam o grupo gestor do trabalho. Foto: Reprodução/Sanepar

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) executará em Londrina, entre fevereiro e dezembro deste ano, mais de 30 ações socioambientais em diferentes bairros da cidade. O projeto atende à Portaria n° 464/2018, do Ministério da Cidades, como requisito para as obras de saneamento financiadas pela Caixa Econômica Federal. Em Londrina, o contrato de R$ 103 milhões prevê obras de ampliação do sistema de abastecimento de água.

As principais ações a serem desenvolvidas na cidade são o curso de capacitação para facilitadores em saneamento, voltado a agentes municipais, e o curso para encanadores, direcionado para mulheres, com o objetivo de ensinar como fazer a identificação e o conserto de pequenos vazamentos. “Haverá também reuniões comunitárias para apresentação dos detalhes das obras, com orientação para cadastramento em programas sociais além da negociação de débitos”, explica a assistente social da Sanepar em Londrina e gestora do trabalho, Angela Pagani.

A Sanepar está investindo em Londrina mais de R$ 345 milhões entre obras de água e esgoto em andamento e a licitar. O contrato financiado pela Caixa, viabiliza a construção de quatro novos centros de reservação de água, localizados nas zonas norte, sul e leste, o que inclui cinco elevatórias.

Localização das obras: – Novas elevatórias, próximo ao Autódromo; – Novos reservatórios na Avenida Saul Elkind; – Novos reservatórios, próximo à Penitenciária; – Novos reservatórios, próximo à Av. Jamil Scaff; – Novo reservatório na área da Estação de Tratamento de Água (ETA) Tibagi.