Santuário de Londrina celebra Vésperas Solenes com troca do manto da imagem da padroeira

A programação do Dia da Padroeira começa à meia noite com o terço dos homens. As missas seguem nos horários estabelecidos nos últimos anos: 5h, 7h, 9h, 10h30, 13h30, 15h e 17h

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Durante a Festa da Padroeira, funciona a praça de alimentação o tempo todo, com diversas opções de salgados e outras comidas, além de água, suco e refrigerante. Foto: Divulgação Santuário

A troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário da Vila Nova em Londrina, será realizada na tradicional celebração das Vésperas Solenes, no próximo sábado (11), dia que antecede a grande Festa da Padroeira, no domingo (12). A celebração será a partir das 19h30. A cada ano, uma família doa o manto que será trocado, confeccionado diretamente pelas freiras carmelitas em Aparecida. Neste ano, é a vez da família Biz, que participa do Santuário desde a década de 1950. De acordo com o padre Rodolfo Tristlz, pároco e reitor do Santuário, já há fila para a doação do mando pelos próximos dez anos.

“Esse é um costume que instituímos alguns anos atrás, inspirado na troca do manto da imagem em Aparecida do Norte. A fé do povo é demonstrada nesse gesto, muitas vezes em agradecimento a uma graça ou cura recebida por intercessão da padroeira do Brasil”, afirma o sacerdote. Segundo o pároco e reitor, a troca do manto foi escolhida para ser celebrada nas Vésperas Solenes, uma liturgia solene e celebrativa, que antecede o Dia da Padroeira, justamente porque no dia 12 os fieis que participarem das missas no Santuário poderão contemplar a imagem com o novo manto.

Encontrada no Rio Paraíba do Sul, por três pescadores, há notícias de que a imagem é coberta com um manto desde os seus primórdios. O primeiro confeccionado de cera de abelha foi feito pelas mãos de Filipe Pedroso, um dos pescadores que achou a santa. Em 1750 há notícias de um manto de carmesim com amos de ouro doado por Francisco Soares Bernardes da cidade de Mariana, Minas Gerais. Dali por diante, diversos mantos foram confeccionados. Atualmente, o manto que cobre a imagem foi confeccionado por uma família aparecidense. Nele, estão destacadas as bandeiras do Brasil e do Vaticano, identificando assim a unidade da Igreja com o Papa.

Dias 12 de outubro – A programação do Dia da Padroeira começa à meia noite com o terço dos homens. As missas seguem nos horários estabelecidos nos últimos anos: 5h, 7h, 9h, 10h30, 13h30, 15h e 17h. Às 12h haverá a consagração das crianças, já que no dia 12 de outubro também é celebrado o Dia das Crianças. Após a missa das 17h haverá a tradicional procissão pelas ruas da Vila Nova, seguida da sempre emocionante coroação de Nossa Senhora, que inicia tão logo a procissão chega ao Santuário, entre 19h30 e 20h.

Durante a Festa da Padroeira, funciona a praça de alimentação o tempo todo, com diversas opções de salgados e outras comidas, além de água, suco e refrigerante. No bazar, também serão vendidos pipoca e sorvete, além dos objetos religiosos de devoção. Ao longo do dia, padres e diáconos abençoarão os objetos dos peregrinos. Também estará aberta a Sala de Promessas para quem quiser deixar algum objeto que represente uma cura ou graça, além do velário, onde as pessoas poderão comprar velas e acendê-las em intercessão. Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9