Santuário de Londrina convoca voluntários para Festa da Padroeira no dia 12 de outubro
Diversos são os setores que precisam de ajuda no dia 12 de outubro, entre eles, a acolhida para as diversas missas celebradas ao longo do dia, além das barracas de alimentação e da limpeza

Centenas de voluntários todo ano se colocam à disposição para trabalharem durante a Festa da Padroeira do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina. Desta vez, a equipe de organização e coordenação da maior festa religiosa da Arquidiocese de Londrina abriu inscrições para quem quiser ajudar não apenas no dia 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, mas, também, ao longo das atividades, que incluem novena, carreata, troca do manto e Vésperas Solenes. Quem tiver interesse em ser voluntário, basta entrar em contato.
“As pessoas gostam de ajudar na Festa da Padroeira, dedicada à Nossa Senhora Aparecida, por diversas razões. É uma maneira de se sentir bem, mas, também, muitas vezes, uma forma de gratidão, ou seja, de agradecer por uma cura ou graça alcançada”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. Diversos são os setores que precisam de ajuda no dia 12 de outubro, entre eles, a acolhida para as diversas missas celebradas ao longo do dia, além das barracas de alimentação e da limpeza. “Ao longo de todo o dia, das 4h quando começam a chegar os primeiros fieis para a missa das 5h até às 21h quando encerramos com a coroação, passam pelo Santuário cerca de 40 mil pessoas.”
Lilian Strass é uma das coordenadoras da Festa da Padroeira e, de acordo com ela, o trabalho dos voluntários é muito importante. “As festividades dedicadas à Nossa Senhora Aparecida são muito populares porque a devoção à padroeira está no DNA do povo brasileiro, então, ajudar nesse dia também é uma questão de estar envolvido em comunidade. E contamos muito com o trabalho dos voluntários que nos ajudam nos diversos setores”, ressalta Lilian. De acordo com ela, os horários para os quais os voluntários serão escalados levam em conta o tempo que cada um pode e quer se dedicar. “Tem gente que pode durante uma ou duas horas. E tem pessoas que querem estar conosco durante o dia inteiro. Depende do tempo de cada um.”
Depois de se candidatarem ao voluntariado, os fieis receberão instruções sobre o dia, o horário e o serviço a ser realizado. “Alguns já indicam que querem trabalhar na acolhida, outros gostam de ajudar na limpeza. Tudo isso é considerado na hora de dividirmos os voluntários”, afirma Lilian. Alguns dias antes do dia 12 de outubro, o Santuário realiza uma grande reunião com todos os voluntários e uma missa de envio, em data a ser definida e divulgada. “Esse é o momento em que recebemos a bênção de Deus, através do padre, para o trabalho que realizaremos”. Com informações da assessoria de imprensa.