Santuário de Londrina dá início à Quaresma com quatro celebrações na Quarta-feira de Cinzas

Um dos períodos mais reflexivos e espiritualmente significativos do calendário litúrgico cristão terá início no próximo dia 18 de fevereiro de 2026, com a celebração da Quarta-feira de Cinzas. A data marca o começo de um tempo de preparação intensiva para a celebração da Páscoa

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Na Quarta-feira de Cinzas, haverá missa às 7h, 10h, 15h e 19h. Foto: Divulgação Santuário

Quatro missas marcam o início da Quaresma no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Londrina. Um dos períodos mais reflexivos e espiritualmente significativos do calendário litúrgico cristão terá início no próximo dia 18 de fevereiro de 2026, com a celebração da Quarta-feira de Cinzas. A data marca o começo de um tempo de preparação intensiva para a celebração da Páscoa, o momento central da fé cristã, quando se celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

“A Quaresma é um convite à conversão e à renovação interior. Ao longo de quarenta dias, lembramos os quarenta dias que Jesus passou no deserto em jejum e oração. Por isso, somos chamados a intensificar as práticas de oração, jejum e caridade, buscando um encontro mais profundo com Deus e uma vida na qual o amor ao próximo se torne mais evidente”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. Na Quarta-feira de Cinzas, haverá missa às 7h, 10h, 15h e 19h.

A celebração de imposição das Cinzas é uma das mais significativas desse tempo litúrgico. O sacerdote explica que, durante a missa, os fiéis recebem cinzas na testa em forma de cruz, acompanhadas das palavras: “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”, um gesto sacramental que simboliza arrependimento, humildade e a necessidade de conversão. “Mas, ao longo da Quaresma, várias práticas espirituais são enfatizadas pelas comunidades cristãs. O jejum é uma forma de disciplina pessoal que expressa solidariedade com os que sofrem e o desejo de purificação interior. Já a oração aumenta em intensidade, muitas vezes com a participação em momentos especiais de devoção.”

No Santuário, todas as quartas-feiras do período quaresmal haverá a Via Sacra às 19h, com distribuição da Eucaristia. Também será celebrada uma missa penitencial com procissão todas as sextas-feiras, às 5h30. Outra celebração importante dentro desse período é o Domingo de Ramos, que ocorre em 29 de março de 2026, e que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dando início à Semana Santa. A Quaresma termina em 2 de abril de 2026, na Quinta-feira Santa, quando começa o Tríduo Pascal, que inclui as celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo: Sexta-feira Santa, Sábado Santo e Domingo de Páscoa, data em que os cristãos celebram a vitória de Cristo sobre a morte.

Santuário – O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil. Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9