Já é comum que o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado na Vila Nova, em Londrina, recebe peregrinos de toda a Arquidiocese, além de visitantes de outras cidades e estados. Afinal, quem quer pagar uma promessa feita à padroeira do Brasil não precisa ir até o Santuário Nacional, mas pode realizar o feito no Santuário de Londrina. Agora, entretanto, o espaço tem recebido turistas que realizam a visita com grupos organizados por agências de turismo. Até porque o Santuário é considerado parte do Roteiro do Turismo Religioso do Paraná.
“Nossas portas estão sempre abertas para peregrinos e turistas que vêm conhecer o nosso Santuário. Sempre dizemos que a Casa da Mãe é a casa de todos os seus filhos”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. Recentemente, Cristiane Toma, da KTS Turismo, levou um grupo de visitantes, que incluiu representantes da Governança de Turismo e do Sebrae, com o objetivo de validar um roteiro do turismo religioso pela cidade. O roteiro elabora pela agência se chama “Caminhos dos Santuários de Londrina” e, antes de encerrar no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, passa pelo Santuário de Schoenstatt e Santuário Eucarística Mariano da Madre Leônia Milito.
“Esse roteiro é um lançamento da KTS, preocupada em divulgar mais os santuários e a importância dos santuários para a nossa cidade, as atividades que desenvolvem e que mobilizam toda uma comunidade”, explica Cristiane. De acordo com ela, o roteiro pode ser personalizado de acordo com determinados grupos. “Podemos fazer para grupos de escolas, catequistas, religioso, famílias que quiserem conhecer”, afirma a agente de turismo. O roteiro é ideal para quem não é de Londrina poder conhecer alguns dos principais pontos religiosos da cidade, mas, também é recomendado para londrinenses que ainda não conhecem os santuários.
O roteiro específico tem duração de cerca de quatro horas, fazendo uma visita a cada santuário. No da Vila Nova, o grupo toma um café especial preparado com os pães produzidos no próprio santuário. Grupos independentes que queiram fazer uma visita específica no Santuário de Nossa Senhora Aparecida podem entrar em contato com a secretaria para agendar. “Esse roteiro religioso nasceu da necessidade de fomentar o turismo receptivo local, já que Londrina tem essa forte veia religiosa desde sua fundação. Então, isso mostra a importância e a força da nossa religiosidade”, afirma Cristiane Toma. Com informações da assessoria de imprensa.