Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Londrina, realiza missas e abre velário para homenagens

Católicos de Londrina se preparam para o Dia de Finados, uma data dedicada à memória dos entes queridos que já se foram, com missas e espaços para homenagens no Santuário da Vila Nova

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Sérgio Lima / Poder360

A Igreja Católica celebra o Dia de Finados no próximo sábado, 02 de Outubro, data em que fieis rezam pelas almas dos falecidos. É tradição visitar os cemitérios, acender velas e fazer orações por parentes e amigos que já partiram. Em Londrina, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, será um dos principais locais de celebração. Duas missas serão realizadas no local, uma às 7h e outra às 18h30, e o velário estará aberto ao longo do dia para aqueles que desejarem acender velas. O Bazar do Santuário também disponibilizará velas para os fieis que quiserem fazer a homenagem.

Padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário, destaca que o Dia de Finados possui um propósito especial: “Essa prática religiosa tem como objetivo não apenas pedir a intercessão para os entes queridos já falecidos, mas também orar pelos mortos cujas almas ainda se encontram no purgatório”. A Igreja Católica acredita na existência do Céu, onde vão as almas purificadas, e do Purgatório, onde permanecem aquelas que, no momento da morte, ainda precisam purificar-se antes de alcançar o Céu. “As orações feitas neste dia têm o intuito de que essas almas sejam purificadas, e tudo isso faz parte do dogma da Comunhão dos Santos, um vínculo de amor e de troca de bens espirituais entre todos os cristãos, vivos ou mortos”, explica o padre Rodolfo.

O Dia de Finados surgiu com a iniciativa do monge beneditino Odilon de Cluny, da região da Borgonha, França, por volta do ano 998. Odilon orientava os membros de sua abadia a rezarem pelos mortos, e essa prática se popularizou a partir do século XII, tornando-se, atualmente, um feriado nacional. Neste dia, muitos participam de missas e rezas em homenagem aos falecidos.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
Carol Romanini

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.