A Igreja Católica celebra, a partir do próximo domingo (24) o conjunto de celebrações mais importantes de toda a sua liturgia ao longo do ano: a Semana Santa, que se inicia com as missas do Domingo de Ramos e finalizam com a Páscoa, a ressurreição de Cristo, momento central e ápice da fé cristã. No Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, diversas atividades estão programadas.

O domingo (24), quando se celebra a entrada triunfal de Cristo, montado num burrinho, em Jerusalém, é marcado pelo tradicional Domingo de Ramos. No Santuário, haverá duas missas campais, na praça em frente: uma às 9h e outra às 16h. As duas missas serão iniciadas com uma procissão, cuja saída será da Escola Mundo Encantado (R. Itajaí, 362) até chegar à praça. Se chover, as atividades serão transferidas para dentro da igreja.

Na terça-feira (26), não haverá missa no Santuário. Na quarta-feira (27), segue a tradicional programação da Quarta da Padroeira. A primeira missa é realizada às 7h. Depois, às 10h, às 15h e às 19h, seguida de via sacra. Durante todo o dia, os fieis podem frequentar o bazar, comprar itens religiosos, acender uma vela no velário, visitar a Sala de Promessas e se confessar. As confissões são realizadas das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Na quinta-feira (28) é a celebração da instituição da Eucaristia, conhecida também como lava-pés, quando Cristo levou os pés de seus discípulos. A liturgia já celebra as últimas horas de Jesus. No Santuário, a missa tem início às 20h e 12 pessoas da comunidade serão convidadas para representarem os discípulos de Jesus na hora do lava-pés.

Sexta-feira Santa – Este é o único dia em que não há a consagração da Eucaristia nas missas, em memória da morte e paixão de Jesus Cristo, de sua crucificação. O dia no Santuário começa de madruga: a partir das 4h, haverá a reza do terço. Às 6h inicia-se o revezamento de adoração ao Santíssimo Sacramento, feito pelas pastorais. Às 9h está programada uma via sacra com a catequese, saindo da igreja para o entorno das ruas no bairro. Às 13h tem adoração com novena e terço em preparação para a Festa da Misericórdia, que será domingo, 7 de abril. Às 15h tem início a Celebração da Paixão, seguida de procissão e terço do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores.

No sábado (30), a Vigília Pascal antecede o Domingo de Páscoa da ressurreição de Cristo. É a celebração festiva mais importante da liturgia católica. No Santuário, terá início às 19h.

Domingo de Páscoa – No domingo (31), haverá missa às 9h, 16h e 18h30. Antes da missa das 9h, o Santuário realiza a tradicional procissão do encontro: mulheres saem de um lado das ruas do bairro, carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, e os homens saem do outro, carregando a imagem de Cristo ressuscitado. No fim, eles se reencontram no Santuário.