“Sarau das Pretas” celebra obra da escritora Carolina Maria de Jesus
"Sarau das Pretas" celebra obra da escritora Carolina Maria de Jesus | Imagem: Reprodução/Àjodún das Pretas

Será realizado neste sábado (24), a partir das 16h, o evento festivo Àjodún das Pretas. Tradicional no cenário cultural londrinense, este é o segundo de três saraus que acontecerão este ano e que compõem o projeto de oficinas criativas “Àjodún das Pretas: Mulheres, Olhares e Lugares”, contemplado pelo Promic. O local de encontro é a Vila Cultural Alma Brasil (R. Argentina, 693).

Produzido desde 2015, o projeto nasceu como Sarau das Pretas, mas, agora, se apresenta como Àjòdún (palavra que vem do Iorubá e significa reunião de pessoas para comemorar algo). Esta edição faz homenagem à vida e obra de Carolina Maria de Jesus, escritora, compositora e poetisa brasileira que retratou a vida na favela do Canindé por meio de seus diários.

Com seus escritos potentes e críticos sobre a condição do povo preto e pobre no Brasil, Carolina tornou-se uma das mais importantes escritoras negras brasileiras.

Durante o evento – em clima junino – haverá roda de capoeira, bingo com premiações, e apresentações do DJ Jô Moreno, Trinca do Samba e ainda do Trio Salário Mínimo.