Saúde amplia vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos até dezembro
Desde 2023, o Brasil adota esquema de dose única contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, seguindo recomendações internacionais

O Ministério da Saúde prorrogou até dezembro a mobilização para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV, com meta de alcançar cerca de 7 milhões de jovens que não receberam a dose na idade recomendada (9 a 14 anos). As vacinas estão disponíveis em unidades básicas de saúde, escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings. Segundo a pasta, a imunização é segura e essencial para prevenir cânceres de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço.
Até o início do mês, mais de 115 mil adolescentes já haviam sido vacinados nesta etapa, com destaque para os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Desde 2023, o Brasil adota esquema de dose única contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, seguindo recomendações internacionais. Para pessoas imunocomprometidas e grupos específicos, o esquema continua sendo de três doses. Com informações: Agência Brasil.