Saúde em Londrina: 4.900 esperam por neurologista e 2.551 por reumatologista
O ouvinte da Paiquerê FM 98.9, Luiz Carlos de Souza, de 64 anos, morador da zona norte, relatou a longa espera por atendimento

A dificuldade no acesso a consultas médicas especializadas na rede pública de Londrina tem sido motivo de insatisfação para a população. O ouvinte da Paiquerê FM 98.9, Luiz Carlos de Souza, de 64 anos, morador da zona norte, relatou a longa espera por atendimento.
“O atendimento médico em Londrina está tão bom que tem 166 mil pessoas na fila aqui do SUS, do qual eu me incluo há quatro anos na fila do neurologista e agora em junho faz cinco anos na fila de um reumatologista”. Além disso, o senhor Luiz relatou a dificuldade de marcar uma consulta no posto de saúde no Conjunto Ruy Virmond Carnascialli, “está demorando três, quatro meses uma consulta no posto”, afirmou
Diante da reclamação, a reportagem da Paiquerê FM 98.9 questionou a prefeitura nesta segunda-feira (17) sobre a fila de espera. Segundo a administração municipal, atualmente há 4.900 pacientes aguardando consulta com neurologista e 2.551 para reumatologista.
A prefeitura informou que tem contratado serviços com o ambulatório do Hospital Universitário (HU) para atender pacientes da cidade, mas a oferta de consultas ainda é limitada: são apenas dez atendimentos por semana. A Secretaria de Saúde afirmou que pretende negociar para ampliar esse número.
Sobre a situação específica de Luiz Carlos, a prefeitura não passou informações detalhadas devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas orientou que os pacientes podem acompanhar sua posição na fila por meio do link de transparência:
🔗 Consulta Fila SUS Londrina