Saúde lança campanha após aumento da dengue, Zika e chikungunya
De janeiro a abril casos de dengue cresceram 30%

O Ministério da Saúde lançou hoje (4), a campanha nacional de combate às arboviroses dengue, Zika e chikungunya, em meio ao aumento de casos no Brasil. Com a mensagem “Brasil unido contra a dengue, Zika e chikungunya”, a pasta alerta sobre os sinais, sintomas, prevenção e controle das doenças, que são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. O ministério investiu mais de R$ 84 milhões na compra de insumos para o controle vetorial e distribuirá o inseticida fumacê nas próximas semanas após atrasos.
Tratamento preventivo evita que enxaqueca se torne doença crônica
Os dados indicam um aumento de 30% no número de casos prováveis de dengue e um aumento de 40% nos casos de chikungunya em comparação com o mesmo período de 2022. O Zika teve um aumento ainda maior, com um aumento de 289% nos casos notificados. Os sintomas das três doenças são semelhantes e incluem febre, dor de cabeça e dores no corpo.
A orientação do ministério é que a população procure o serviço de saúde mais próximo ao surgirem os primeiros sinais de qualquer uma das três arboviroses. A prevenção é a melhor forma de combater as doenças, e o ministério recomenda a eliminação de locais com água parada, onde o mosquito coloca seus ovos.
Com informações da Agência Brasil.