Secretaria de Cultura sedia curso gratuito de operação de câmera em Londrina na próxima semana

Destinado a iniciantes, atuantes na área e demais interessados, o curso busca descentralizar o acesso à formação técnica e criativa, promovendo a diversidade e fortalecendo redes audiovisuais fora dos grandes centros urbanos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo perfil de Instagram @narrativasdeimpacto ou pelo formulário on-line. As vagas são limitadas. Foto: Mariana Boaventura/Divulgação

Na próxima semana, chega a Londrina – com inscrições gratuitas – o curso livre “Olhar Atento para Contar uma História”, uma formação em operação de câmera para o audiovisual. O curso terá três encontros presenciais entre os dias 22 e 24 de julho (manhã e tarde), no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (Praça Primeiro de Maio, 110, centro), além de contar com aulas gravadas, disponíveis em plataforma virtual. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo perfil de Instagram @narrativasdeimpacto ou pelo formulário on-line. As vagas são limitadas.

Este projeto, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e pela plataforma educativa Narrativas de Impacto, é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal. Além de Londrina, a iniciativa inclui outras sete cidades no roteiro: Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá e Curitiba. A proposta é apresentar os fundamentos básicos da linguagem visual cinematográfica e as técnicas de captação de imagens para diferentes produções, capacitando os participantes com conhecimentos essenciais para atuar em equipes de câmera de projetos audiovisuais.

Destinado a iniciantes, atuantes na área e demais interessados, o curso busca descentralizar o acesso à formação técnica e criativa, promovendo a diversidade e fortalecendo redes audiovisuais fora dos grandes centros urbanos. A produção informa ainda que o projeto reservará 50% das vagas para mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e outros grupos que enfrentam barreiras históricas no acesso à profissionalização no setor audiovisual. Dessa forma, pretende garantir que essas populações tenham a oportunidade de se qualificar e ingressar no mercado audiovisual, contribuindo para um setor mais inclusivo e diverso.

Olhar para novas histórias – “O curso é uma porta para conhecer e aprender mais sobre como a câmera olha para situações no cinema; uma introdução básica aos conceitos técnicos e reflexões críticas dos modos do olhar”, explica a fotógrafa Isabella Lanave, diretora de fotografia e uma das ministrantes do curso presencial, junto com Nica Chaves e Tárcilo Pereira. “Desejo que quem participar possa sair com vontade de colocar seus olhares em novas narrativas”, completou.

Para o produtor Di Florentino, um dos fundadores da plataforma Narrativas de Impacto, o Olhar Atento para Contar uma História vem para despertar a escuta, o olhar sensível e a precisão técnica de quem deseja traduzir o mundo em imagens. “É um convite para formar operadores de câmera que compreendam os enquadramentos, os contextos, as potências e as narrativas que emergem de cada território”, disse.

A formação combina aulas on-line assíncronas, plantões tira-dúvidas, encontros presenciais com atividades práticas (como montagem, desmontagem, operação de equipamentos e gravação de cenas), além das master classes com profissionais da área. Ao final do curso, cada participante deverá desenvolver um projeto prático: a gravação de uma cena de até um minuto, aplicando os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9