Secretaria de Cultura sedia curso gratuito de operação de câmera em Londrina na próxima semana
Destinado a iniciantes, atuantes na área e demais interessados, o curso busca descentralizar o acesso à formação técnica e criativa, promovendo a diversidade e fortalecendo redes audiovisuais fora dos grandes centros urbanos

Na próxima semana, chega a Londrina – com inscrições gratuitas – o curso livre “Olhar Atento para Contar uma História”, uma formação em operação de câmera para o audiovisual. O curso terá três encontros presenciais entre os dias 22 e 24 de julho (manhã e tarde), no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (Praça Primeiro de Maio, 110, centro), além de contar com aulas gravadas, disponíveis em plataforma virtual. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo perfil de Instagram @narrativasdeimpacto ou pelo formulário on-line. As vagas são limitadas.
Este projeto, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e pela plataforma educativa Narrativas de Impacto, é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal. Além de Londrina, a iniciativa inclui outras sete cidades no roteiro: Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá e Curitiba. A proposta é apresentar os fundamentos básicos da linguagem visual cinematográfica e as técnicas de captação de imagens para diferentes produções, capacitando os participantes com conhecimentos essenciais para atuar em equipes de câmera de projetos audiovisuais.
Destinado a iniciantes, atuantes na área e demais interessados, o curso busca descentralizar o acesso à formação técnica e criativa, promovendo a diversidade e fortalecendo redes audiovisuais fora dos grandes centros urbanos. A produção informa ainda que o projeto reservará 50% das vagas para mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e outros grupos que enfrentam barreiras históricas no acesso à profissionalização no setor audiovisual. Dessa forma, pretende garantir que essas populações tenham a oportunidade de se qualificar e ingressar no mercado audiovisual, contribuindo para um setor mais inclusivo e diverso.
Olhar para novas histórias – “O curso é uma porta para conhecer e aprender mais sobre como a câmera olha para situações no cinema; uma introdução básica aos conceitos técnicos e reflexões críticas dos modos do olhar”, explica a fotógrafa Isabella Lanave, diretora de fotografia e uma das ministrantes do curso presencial, junto com Nica Chaves e Tárcilo Pereira. “Desejo que quem participar possa sair com vontade de colocar seus olhares em novas narrativas”, completou.
Para o produtor Di Florentino, um dos fundadores da plataforma Narrativas de Impacto, o Olhar Atento para Contar uma História vem para despertar a escuta, o olhar sensível e a precisão técnica de quem deseja traduzir o mundo em imagens. “É um convite para formar operadores de câmera que compreendam os enquadramentos, os contextos, as potências e as narrativas que emergem de cada território”, disse.
A formação combina aulas on-line assíncronas, plantões tira-dúvidas, encontros presenciais com atividades práticas (como montagem, desmontagem, operação de equipamentos e gravação de cenas), além das master classes com profissionais da área. Ao final do curso, cada participante deverá desenvolver um projeto prático: a gravação de uma cena de até um minuto, aplicando os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Com informações do N.Com.