Secretaria de Obras busca solução para vazamento no Lago Igapó
De acordo com o secretário de Obras, Otávio Gomes, a principal causa do vazamento não foi o rompimento dos sacos de areia usados anteriormente, mas sim uma falha na caixa de transferência da tubulação

A Secretaria de Obras de Londrina está trabalhando para conter um novo vazamento significativo registrado no Lago Igapó II, na altura da Avenida Higienópolis. O problema, identificado no neste fim de semana, reduziu o nível da água em cerca de 60 centímetros em menos de 24 horas.
De acordo com o secretário de Obras de Londrina, Otávio Gomes, a principal causa do vazamento não foi o rompimento dos sacos de areia usados anteriormente, mas sim uma falha na caixa de transferência da tubulação. A estrutura, que faz a ligação do dreno com o sistema de escoamento do lago, pode estar obstruída, dificultando a drenagem adequada da água.

FOTO: Paiquerê FM 98.9
Para conter a situação, as equipes estão instalando uma barreira ao redor da caixa, um processo chamado de ensecadeira. “Hoje uma bag passa facilmente pela tubulação e é sugada com toda a força possível. Nós determinamos que fosse feita ensecadeira em volta da caixa. Essa caixa é uma caixa de transferência de uma tubulação que é um dreno que faz a ligação justamente na tubulação onde foi rompida e deságua no Lago Igapó I”, explicou o secretário. Essa contenção natural ajudará a reduzir o nível da água na área afetada, permitindo uma inspeção mais detalhada e a realização dos reparos necessários.
A profundidade do local, estimada em três metros, tem dificultado a visualização do problema, mas a prefeitura espera concluir a intervenção nos próximos dias, dependendo da chegada dos materiais necessários. O monitoramento da situação segue em andamento, e novas ações poderão ser adotadas conforme a evolução dos trabalhos.