Secretaria de Obras conclui estrutura principal da ensecadeira no Igapó II
Para aumentar a eficiência, a estrutura também foi coberta com lona plástica, reduzindo a entrada de água

A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) finalizou, na tarde desta sexta-feira (28), a construção da estrutura principal da ensecadeira ao redor do vertedouro do Igapó II, onde o vazamento de água se intensificou no último fim de semana. Com essa etapa concluída, o nível do lago voltou a subir e agora está apenas 20 centímetros abaixo de sua média normal.
Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, o solo da região é bastante macio, o que pode causar pequenas movimentações até que a ensecadeira esteja completamente estabilizada. Somente após essa fase será possível iniciar os trabalhos de manutenção da tubulação danificada.
A ensecadeira funciona como uma barragem natural, composta por rachões (pedras grandes) e moledo (pedras menores misturadas a terra). Para aumentar a eficiência, a estrutura também foi coberta com lona plástica, reduzindo a entrada de água. Ao todo, foram utilizados mais de 50 caminhões de rachões e cerca de 20 de moledo para a construção da ensecadeira, que permitirá a continuidade dos trabalhos de recuperação da comporta rompida no Igapó II. Com informações: NCom