Secretaria do Esporte começa na segunda-feira a capacitação para o Verão Maior Paraná
O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado que visa aprimorar a infraestrutura das praias, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores. Foto: SEES-PR

Começa na segunda-feira (25) a formação e capacitação do projeto Verão Maior Paraná, que tem como objetivo selecionar os acadêmicos que atuarão no desenvolvimento do projeto nas regiões do Litoral e Noroeste do Estado durante a temporada. Até 29 de novembro, 276 acadêmicos, de educação física (190), turismo (50), enfermagem (18) e comunicação (18) participam de palestras e oficinas em período integral, abordando temas relacionados às atividades de palco, lazer, organização de modalidades esportivas e cobertura do evento. Ao fim desse período, serão anunciados os 145 estudantes que trabalharão na temporada – 95 de educação física, 32 de turismo, 9 de enfermagem e 9 de comunicação.

Os selecionados se inscreveram no Edital de Chamamento Público nº 01/2024 e foram aprovados para essa etapa que acontece na Associação Banestado, em Praia de Leste. Eles terão as despesas de hospedagem e alimentação custeadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), ficando sob responsabilidade do participante apenas o transporte até o local. A capacitação é realizada pela Coordenação de Esporte e pelo Programa Escola do Esporte. A seleção de acadêmicos é feita pela Diretoria de Inovação e Desenvolvimento do Esporte.

Para o coordenador do projeto de seleção, Mauro Cachel, a expectativa para o curso é alta, pois se trata de uma oportunidade crucial para que os acadêmicos compreendam como o projeto será estruturado e padronizado. “Eles terão acesso a informações detalhadas sobre as diversas oficinas que serão aplicadas no Projeto Verão Maior Paraná. Essa formação de equipes é fundamental para garantir um trabalho eficiente e alinhado ao objetivo principal: atender com excelência os veranistas no litoral do Paraná”, disse.

Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria do Esporte, acredita que o chamamento é uma oportunidade para acadêmicos atuarem ativamente em um dos maiores eventos de esporte e lazer do país. “Nossa expectativa é que este ano tenhamos um dos maiores verões da história, com extensa programação e muita gente envolvida. Por isso temos que preparar muito bem nossa equipe a fim de proporcionar entretenimento e atividades esportivas e culturais, com diversão e conforto e, principalmente, muita segurança para os veranistas”, afirmou.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado que visa aprimorar a infraestrutura das praias, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores. No ano passado, veranistas a população local puderam participar de diversas atividades recreativas oferecidas pela SEES em oito postos fixos no Paraná – Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá, Porto Rico e São Pedro do Paraná.

Cerca de 1,7 milhão de pessoas passaram pelas atividades esportivas e de lazer promovidas diariamente, como caminhada, alongamento, dança, ginástica, escalada, tirolesa, nas quadras esportivas e desafios infantis. Entre as competições, estiveram as modalidades tradicionais de areia, como os jogos de exibição de vôlei e futebol, com a participação de ídolos nacionais e internacionais, além dos campeonatos de futevôlei, surfe, beach tennis, corrida de rua e travessias a nado. Com informações da AEN.