Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda lança programação especial para o Mês do Trabalhador
Ações gratuitas incluem qualificação, saúde, intermediação de empregos e apoio a empreendedores ao longo de maio

Em comemoração ao Dia do Trabalho, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) preparou uma programação ao longo do mês de maio, com ações voltadas à empregabilidade, qualificação profissional, saúde do trabalhador e empreendedorismo. As atividades contam com a participação de diversas secretarias municipais e parceiros como Senac, FIEP, Unopar e Sebrae.
Entre os destaques da programação estão:
-
Atendimentos especiais na SMTER: corte de cabelo e barba no dia 5 e design de sobrancelhas no dia 27, em parceria com o Clube das Mães Unidas.
-
Descentralização dos serviços da SMTER: a partir de 15 de maio, equipes visitarão os CRAS para intermediação de vagas e oferta de cursos a beneficiários do Bolsa Família.
-
Projeto Talentos 50+: ações voltadas à contratação e qualificação de trabalhadores acima de 50 anos nos CCIs, nos dias 16, 19 e 29 de maio.
-
Conexão Escola-Trabalho: famílias atendidas pela rede municipal receberão semanalmente, via WhatsApp, as vagas de emprego da SMTER.
-
Cuidados com a saúde: no dia 21, a Secretaria de Saúde oferecerá serviços de aferição de pressão, glicemia e orientações na sede da SMTER.
-
Feira da Empregabilidade no Calçadão: no dia 10, com atendimento sobre vagas, carteira digital, seguro-desemprego e crédito.
-
Cursos gratuitos: doces para confeitaria, corte e escova feminino, informática 40+, culinária natalina e marcenaria atenderão cerca de 100 pessoas.
-
Oficinas da Sala do Empreendedor: fotografia com celular (dia 8), pós-venda e fidelização (a partir do dia 19), e ações da Semana MEI, como formalização (dia 26), seminário de crédito (dia 28) e rodada de negócios (dia 30).
O secretário Cesar Makiolke destacou a integração entre secretarias e parceiros: “Essa programação é fruto de uma gestão que aposta na atuação conjunta para ampliar o alcance e a qualidade dos serviços à população”. Todas as ações serão divulgadas nas redes sociais da Secretaria, como no perfil do Instagram.