Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina realiza distribuição de mudas de árvores na avenida Maringá

Entre tipos nativos e exóticos, frutíferos e não frutíferos, estarão disponíveis mudas de araçá, amora, ingá, calabura, grumixama, gabiroba, pitanga, acerola, ipê-amarelo, rosa e branco, canela, quaresmeira, samambaia, resedá-extremosa e cerejeira

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Para o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, a ação reforça o compromisso da Prefeitura com a promoção da educação ambiental e o incentivo ao plantio de árvores. Foto: Divulgação/Sema

Uma ação sustentável para trazer mais qualidade de vida à cidade, incentivando o cuidado com o meio ambiente e sensibilizando a população. Esse é o foco do trabalho que a Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina (Sema) fará, no dia 28 de fevereiro, sábado, das 8h30 às 11h30 (de Brasília), quando serão distribuídas mudas de árvores na avenida Maringá, nº 2.400, Jardim Vitória. A iniciativa foi organizada em parceria com o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), que cede o estacionamento de sua sede para a realização, apoia e participa deste momento. Neste dia, a previsão é entregar pelo menos 400 unidades de diferentes espécies, de forma gratuita, todas fornecidas pelo Viveiro Municipal.

Entre tipos nativos e exóticos, frutíferos e não frutíferos, estarão disponíveis mudas de araçá, amora, ingá, calabura, grumixama, gabiroba, pitanga, acerola, ipê-amarelo, rosa e branco, canela, quaresmeira, samambaia, resedá-extremosa e cerejeira. Para facilitar o fluxo, a retirada será por ordem de chegada e cada pessoa poderá levar para casa até duas mudas de árvores. A equipe da Sema mostrará as unidades disponíveis e orientará os interessados sobre como proceder o plantio, indicando os cuidados necessários para o melhor manejo. Atuarão profissionais do Viveiro Municipal e da Assessoria de Educação Ambiental, além de membros do CEAL, que participarão voluntariamente. A entidade também está ajudando na divulgação do serviço.

Conforme informou a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, o público receberá instruções sobre os locais mais adequados para o plantio das árvores, além de ganhar material informativo impresso. “As mudas são destinadas para plantio em Londrina e áreas distritais. De forma geral, a sugestão é para árvores frutíferas serem plantadas em quintais ou em chácaras, por conta de segurança, principalmente pensando em idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. E as demais são indicadas para plantio em calçadas”, disse em entrevista ao N.Com.

Isidoro acrescentou que a expectativa da Sema é contar com a participação responsável da comunidade, ciente do compromisso de realizar o plantio adequado das mudas recebidas. “Esperamos, assim, que todas as mudas sejam doadas, pois temos recebido muitas perguntas nas redes sociais e diversas manifestações de pessoas confirmando presença no evento. Realizamos outro evento similar também no CEAL, em 2025, e foi um sucesso, com cerca de 480 mudas entregues. Houve pessoas procurando mudas até mesmo depois de terminada a atividade, então resolvemos repetir neste ano”, contou.

Para o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, a ação reforça o compromisso da Prefeitura com a promoção da educação ambiental e o incentivo ao plantio de árvores. “A parceria com o CEAL é fundamental para aproximar a comunidade de iniciativas sustentáveis que contribuem diretamente para a qualidade de vida e o futuro ambiental de Londrina”, afirmou. Em 2025, a Sema também atuou com entrega de mudas de árvores em locais públicos como praças, eventos da Prefeitura e instituições como igrejas católicas e Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs).

Já o presidente do CEAL, o engenheiro eletricista Marcos Dantas, enfatizou que a entidade tem o dever de aproximar a população e os órgãos envolvidos. “Queremos ser sempre uma ponte entre a cidade e a Sema, ajudando a potencializar o compromisso que temos em ajudar a cuidar do meio ambiente”, pontuou. De acordo com o setor de Áreas Verdes da Sema, em 2025 foram plantadas 16.703 mudas de árvores. Deste total, foram doadas à população 5.219 mudas para plantio em passeios públicos e 6.098 para plantio em áreas de vale e reservas legais. O plantio com equipes próprias da Secretaria totalizou 5.386 no ano passado. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9