Secretário de Comércio dos EUA diz que Brasil precisa ser “consertado” para não prejudicar os americanos

Declaração ocorre em meio a nova rodada de tarifas impostas por Donald Trump a países parceiros

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução / Fox News

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou em entrevista ao canal NewsNation que o Brasil está entre os países que, segundo ele, precisam ser “consertados” para deixar de prejudicar os EUA. A fala, divulgada neste sábado (27), citou também Índia e Suíça como nações que, na visão do governo americano, não têm reagido “corretamente” em suas relações comerciais. “Temos vários países para consertar, como Suíça e Brasil. Eles têm um problema. Índia também. Esses países precisam abrir seus mercados e parar de adotar medidas que prejudicam os Estados Unidos”, disse Lutnick.

O comentário acontece no contexto da nova rodada de tarifas anunciada pelo presidente Donald Trump, que passa a vigorar a partir de 1º de outubro. A medida prevê sobretaxas entre 25% e 100% sobre medicamentos, móveis, caminhões pesados e itens domésticos. Além do Brasil, já tarifado em 50% desde agosto, países como Irlanda, Suíça, Austrália, Coreia do Sul, Reino Unido, Índia, México, Alemanha, China e Japão também serão atingidos.

Trump justifica a medida como forma de proteger a indústria americana e reforçar a segurança nacional. Já Lutnick destacou que o déficit comercial dos EUA com países como a Suíça é um exemplo de desequilíbrio que precisa ser corrigido. “Um país pequeno como a Suíça tem um déficit de US$ 40 bilhões com os Estados Unidos. Eles são ricos porque vendem muito mais para nós do que compram”, declarou. O secretário reforçou que, para manter acesso ao mercado americano, os parceiros terão que aceitar as regras impostas pela Casa Branca.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9