Seed-PR convoca primeiros 589 alunos para o Programa Ganhando o Mundo 2026
Estudantes devem entregar documentação entre 4 e 8 de julho para garantir participação no maior programa de intercâmbio estudantil da rede pública

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou nesta quarta-feira (2) o Edital nº 61/2025, convocando os 589 primeiros estudantes classificados no processo seletivo do Programa Ganhando o Mundo 2026, maior iniciativa de intercâmbio estudantil voltada à rede pública estadual do Brasil. A convocação contempla o primeiro colocado de cada município paranaense — com exceção de dez cidades que não tiveram representantes — e 200 estudantes beneficiários do Bolsa Família. O Edital nº 60/2025 também lista os cerca de 7 mil alunos que seguem participando do processo.
Os alunos convocados devem comparecer ao colégio onde estão matriculados, acompanhados do responsável legal, nos dias 4, 7 ou 8 de julho (sexta, segunda ou terça-feira), durante o horário de funcionamento da escola. É necessário entregar todos os documentos exigidos, incluindo termos com firma reconhecida e autorizações específicas previstas no edital. Quem não comparecer ou não entregar a documentação será desclassificado.
Nesta edição, o Ganhando o Mundo levará 2 mil alunos da rede estadual para cursarem um semestre letivo em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As próximas chamadas serão feitas conforme as vagas proporcionais por município e também em caso de vagas remanescentes por desistência. A seleção levou em conta o desempenho na Prova Paraná Mais 2024, os certificados do programa Inglês Paraná e a participação como Aluno Monitor.
A efetivação no programa depende ainda da entrega completa dos documentos, emissão de passaporte e visto, além da aceitação do estudante pelas instituições estrangeiras. Em caso de desistência, a Seed-PR fará novas chamadas, respeitando a ordem de classificação. A lista completa de convocados, instruções para entrega da documentação e informações sobre as próximas etapas estão disponíveis no site oficial da Secretaria da Educação do Paraná. Desde sua criação, em 2022, o Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2.500 alunos, professores e diretores, com um investimento superior a R$ 500 milhões, cobrindo passagens, documentação, bolsa-auxílio e suporte completo.