Segundo veranico de maio mantem calor e tempo seco em parte do Brasil
Metade norte do Paraná sofre com estiagem e temperaturas, entre 3 e 5ºC, acima da média para o período

O mês de maio segue sem chuvas significativas em grande parte do Brasil, com o segundo veranico — período de estiagem e calor fora de época — provocado por um bloqueio atmosférico associado a um sistema de alta pressão sobre a região Sul. Mesmo com manhãs ainda frias em algumas áreas, as tardes voltam a registrar temperaturas acima da média, com destaque para cidades do Centro-Oeste, interior do Sudeste e a metade norte do Paraná, onde os termômetros devem marcar até 5°C acima do normal para esta época do ano.
O período também será marcado por baixa umidade relativa do ar, o que pode intensificar riscos à saúde, como ressecamento das vias respiratórias e desconforto térmico, além de aumentar o risco de queimadas em regiões agrícolas e áreas de vegetação seca. A previsão aponta que esse padrão de tempo firme e seco aqui na região norte do estado deve se manter até pelo menos sexta-feira (23), sem perspectiva de chuvas expressivas nas regiões afetadas pelo bloqueio.
Já para a metade sul do Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 98 cidades. O aviso é válido até às 23h59min de quinta-feira (22). Não há previsão de que as preciptações atinjam as cidades do norte paranaense.