Semana Municipal da Alimentação é aberta com lançamento do 1º Plano de Segurança Alimentar de Londrina

Evento destaca ações integradas para garantir acesso a alimentos de qualidade e incentivar a agricultura familiar

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Emerson Dias / NCom

A Semana Municipal da Alimentação foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (13), em solenidade realizada no auditório da Prefeitura de Londrina. Promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), a programação segue até sexta-feira (17) com atividades voltadas à educação alimentar, sustentabilidade e valorização da produção local.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Júnior Santos Rosa, do secretário municipal de Agricultura, Gilmar Domingues, e do vereador Régis Choucino, além de representantes do Consea-Ld, Seab e outras instituições parceiras. A abertura teve apresentação do Coro Tempos Dourados da UEL e o lançamento do 1º Plano de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina, referente ao período 2025-2028.

Durante a solenidade, a nutricionista Juliana Thais Alves Lopes Werner, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ministrou a palestra “Alimentação saudável e consciente: construindo saúde hoje e cultivando um futuro melhor”. Com o tema “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”, a Semana Municipal da Alimentação traz uma série de atividades educativas, como bate-papos sobre agricultura orgânica, reutilização de alimentos, contação de histórias sobre alimentação saudável e um piquenique sustentável com alunos da rede municipal.

O secretário Gilmar Domingues ressaltou o papel da agricultura familiar e lembrou que está aberto o chamamento para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com verba de R$ 551 mil e limite de R$ 15 mil por produtor. Os alimentos adquiridos serão destinados a entidades que atendem famílias em vulnerabilidade.

A médica veterinária Maria Carolina Ricciardi Sbizera Ruiz, da SMAA, apresentou o 1º Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, elaborado pela Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), com a participação de diversas secretarias, órgãos e conselhos. “Este plano é um chamado à ação coletiva. Estamos plantando a semente de um futuro mais justo, sustentável e solidário”, destacou Ruiz.

 

Próximas atrações:

Quarta-feira – 15/10

9h às 17h – Arrecadação de leite nas secretarias municipais pelos servidores da SMAA para destinação às entidades filantrópicas Lar Maria Tereza, Fundação Tamarozzi, ONG Viver e Ilece.

Às 10h e às 14h30 – Quartas criativas: contação de histórias e oficinas sobre Alimentação Saudável – Renata Suzue. Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413).

Quinta-feira – 16/10

9h às 11h – Vivência “Sabores de ler, brincar, explorar e sentir” – piquenique sustentável com literatura – Prof. Valdir (SME). CMEI Marisa Arruda dos Santos (Rua Salim Sahão, 777).

9h às 11h – Palestra: “Reutilização de Alimentos” + distribuição de mudas (Sema). Servidora aposentada Maria Inês Passini (SMAA). CCI Norte (Rua Luís Brugin, 570).

14h às 16h – Palestra: “Reutilização de Alimentos” + distribuição de mudas (Sema). Servidora aposentada Maria Inês Passini (SMAA). CCI Oeste (Rua Serra Pedra Selada, 111).

Sexta-feira – 17/10

10h – Contação de história: “Histórias que alimentam”. Servidores da SMAA. Escola Municipal Nina Gardemann (Rua Dragen Feld, 73).

9h às 12h – Atividade física com servidores do DDR (SMAA) + almoço no Restaurante Popular.

14h às 16h – Vivência “Sabores de ler, brincar, explorar e sentir” – piquenique sustentável com literatura. Prof. Valdir (SME). CMEI Marisa Arruda dos Santos (Rua Salim Sahão, 777).

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9