O Sesc Cadeião Cultural, no centro de Londrina (PR), apresenta neste sábado (24) mostra do curta-metragem “Histórias Raras” que retrata as dificuldades enfrentadas por pessoas com Atrofia Muscular Espinhal (AME). Após a sessão está marcada com uma conversa com Adriane Loper, presidente da OSC em prol de doenças raras, do Instituto Fernando Loper, com Thiego Bitencourt, diretor do projeto, e com as famílias participantes do documentário. Classificada como uma doença rara, a AME causa a perda progressiva de células neuromusculares, que leva à redução da mobilidade e do desenvolvimento neuromotor.
Foram cinco famílias entrevistadas e cinco personagens com a doença, que através de suas histórias, denunciam o que muitas famílias com cadeirantes ou doenças crônicas passam no Brasil. O projeto visa desmistificar a doença, propiciar o orgulho das pessoas com doenças raras e com mobilidade reduzida, além de promover a discussão de políticas públicas de saúde efetivas no país.
O trabalho foi realizado em Londrina (Paraná) e é resultado de uma produção acadêmica de trabalho de conclusão (TCC) de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina. Além da exibição neste sábado, o documentário também será exibido no Sesc da Esquina, em Curitiba, e em formato de websérie, com 5 episódios, nas redes sociais do projeto. O trailer está disponível neste link
Serviço:
Curta Documentário: Histórias Raras (2024)
Duração do curta: 38min
Dia: 24/8, às 16h
Local: Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52 – Centro, Londrina – PR)
Entrada Franca
Classificação Livre
Com informações da Assessoria de Imprensa.