Setembro Amarelo em Londrina promove atividades nos CAPSs para valorizar a vida
Programação inclui palestras, rodas de conversa e oficinas de arteterapia voltadas a pacientes, familiares e profissionais da rede de assistência

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) de Londrina recebem, nos dias 12 e 16 de setembro, uma série de atividades alusivas ao Setembro Amarelo 2025, campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Com o tema “Cuide-se! Sua dor não pode ser invisível”, a programação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Vida e a Associação de Amigos, Familiares e Doentes Mentais de Londrina.
Nesta sexta-feira (12), o CAPS III abriu a agenda com um encontro do Grupo de Arteterapia, conduzido pela psicóloga Maki Inaba, que propôs uma reflexão a partir da música “O que é, o que é”, de Gonzaguinha, interpretada por Maria Bethânia. A atividade buscou discutir saúde mental e transformar as reflexões em produções artísticas, inspiradas no método de Nise da Silveira. Já na próxima terça-feira (16), o CAPS AD terá uma roda de conversa com equipes do CRAS e CREAS pela manhã, e uma palestra voltada a pacientes e familiares à tarde, ministrada pela psiquiatra Marcela Zanusso, com o tema “Juntos pela vida: Um setembro de esperança”.
No mesmo dia, o CAPS Infantil promoverá um momento de contação de histórias com a personagem Vovó Fofuxa, projeto da Universidade Estadual de Londrina. Os livros “O Cacto Frederico” e “O Leão que Nasceu Sem Juba”, da autora Sandra Leibholz, serão usados para abordar coragem, amor próprio e respeito de forma lúdica. Segundo a diretora de Serviços Complementares em Saúde, Claudia Denise Garcia, a campanha ajuda a combater o estigma em torno da saúde mental e reforça a importância dos CAPSs como porta aberta de acolhimento e cuidado integral à população.