Setores de serviços e turismo do Paraná crescem acima da média nacional e impulsionam economia em 2024

Esse avanço reflete a força econômica do estado, especialmente no mercado de trabalho, que registrou a criação de mais de 61,2 mil novas vagas no período, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No recorte das atividades turísticas, o Paraná se destacou com um crescimento de 7,2% ao longo do ano — mais que o dobro da média nacional de 3,5%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Tecnologia. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

O setor de serviços do Paraná encerrou 2024 com um crescimento expressivo de 3,6%, superando a média nacional, que foi de 3,1%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (12). Esse avanço reflete a força econômica do estado, especialmente no mercado de trabalho, que registrou a criação de mais de 61,2 mil novas vagas no período, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No recorte das atividades turísticas, o Paraná se destacou com um crescimento de 7,2% ao longo do ano — mais que o dobro da média nacional de 3,5%. Esse desempenho garantiu ao estado a quarta maior alta do país, atrás apenas de Pará, Santa Catarina e Bahia.

Destaques do Setor
Todos os segmentos de serviços registraram crescimento no Paraná em 2024. Os serviços de informação e comunicação, além dos prestados às famílias, cresceram 5,6%, liderando o avanço estadual. Serviços profissionais, administrativos e complementares subiram 5%, enquanto o setor de transportes teve uma alta de 1,7%. A receita nominal de serviços no Paraná também cresceu acima da média nacional. O estado encerrou o ano com uma alta de 8,3%, comparada aos 7,5% registrados no país.

Turismo em Alta
Com um aumento de 7,2% no volume de atividades turísticas, o Paraná consolidou sua posição como um importante destino no cenário nacional. O crescimento na receita nominal do setor foi de 11,3%, superando a média brasileira de 9,7%. O estado ficou à frente de tradicionais polos turísticos como Rio de Janeiro (6,3%) e São Paulo (3,7%).

Os números evidenciam a importância do setor de serviços para a economia paranaense, tanto na geração de emprego quanto no fortalecimento do turismo e das atividades empresariais. Para 2025, as perspectivas seguem positivas, impulsionadas pelo aumento na abertura de novas empresas e a expansão do mercado de serviços no estado. Com informações AEN

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9