Seu cérebro pode estar apagando momentos do seu dia sem você perceber
Fenômeno do "modo automático" explica por que às vezes você não lembra como chegou em casa

Você já chegou em casa e pensou: “Nem lembro do caminho!”? Essa sensação comum tem uma explicação científica: é o chamado modo automático do cérebro. Quando realizamos tarefas repetitivas, como dirigir por uma rota conhecida ou escovar os dentes, o cérebro ativa uma espécie de “piloto automático” para economizar energia mental.
Nesse estado, você continua consciente, mas não armazena os detalhes da ação, já que ela é considerada rotineira e previsível. O cérebro prioriza a atenção apenas para situações novas ou que exigem decisões. Por isso, ele não considera necessário registrar o trajeto do dia se for o mesmo de sempre.
Especialistas em neurociência apontam que essa é uma habilidade natural do cérebro para lidar com a sobrecarga de informações. No entanto, viver constantemente nesse modo pode gerar a sensação de que o tempo está passando rápido demais — justamente porque deixamos de criar novas memórias no cotidiano.
A dica dos especialistas? Mude pequenos hábitos, repare nos detalhes, faça algo novo todos os dias. Isso ajuda o cérebro a manter a mente presente e cria mais momentos memoráveis.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm